Joy Nunes da Silva Barros

Educação a Distância: democracia e utopia na sociedade do conhecimento

A expansão dos cursos on-line no Brasil é frequentemente caracterizada como um processo de democratização do ensino. No entanto, esse aspecto envolve não apenas a constatação do maior acesso proporcionado por esse meio, mas também lhe atribui uma qualidade moral. Ou seja, a afirmação de que o aumento de oferta de vagas promovido pela educação a distância assinala um movimento democratizante apresenta um juízo moral positivo, visto que “ser democrático” constitui um valor em nossa atualidade.

Esse livro analisa o contexto histórico e social a partir do qual a EaD via internet vem sendo considerada, em documentos oficiais brasileiros, como “o novo paradigma educacional”, como fenômeno surgido no interior da denominada “sociedade do conhecimento”.

BARROS, Joy Nunes da Silva. Educação a distância: democracia e utopia na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 2015.

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Descrição

SUMÁRIO

1. O ESTATUTO DE LEGITIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIA INTERNET COMO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO
2. O DISCURSO DE LEGITIMAÇÃO DA EaD NO INTERIOR DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: TECNOLOGIA, UTOPIA E RISCO
3. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, DEMOCRACIA E A NOVA ESTRUTURA DO CAPITALISMO
4. O PAPEL DA CRÍTICA À EDUCAÇÃO TRADICIONAL NO ESTATUTO DE LEGITIMAÇÃO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
5. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIA INTERNET COMO “O NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL”
EPÍLOGO: UTOPIA E POLÍTICA