Descrição
SUMÁRIO
Prefácio à 5ª edição
Apresentação
Introdução
Capítulo 1: Os paradigmas econômicos: contribuição para a educação a distância
– Fordismo e pós-fordismo
– A educação como indústria
– Impacto na educação a distância
– Aprendizagem aberta
– O futuro pós-fordista
Capítulo 2: educação, ensino ou aprendizagem a distância?
– Definições
– Educação a distância
– Aprendizagem aberta e a distância (AAD)
– A abordagem francesa
– Educação a distância na Europa
Capítulo 3: Aprendizagem autônoma: o estudante do futuro
– Quem é o estudante a distância
– Aprendizagem ao longo da vida
– Sistemas “ensinantes”
– Estudante-usuário e pedagogia da pesquisa
– Educação como mercadoria
Capítulo 4: Mediatização: os desafios das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC)
– Educação e tecnologia
– A tecnologia na educação a distância
– Interatividade e interação
– Novas tecnologias de informação e comunicação
– Mediatização da tecnologia e educacional à comunicação educacional
– Digressão: a cibercultura
– Virtudes pedagógicas das NTICs
– Integração das NTICs à educação
Capítulo 5: Professor coletivo: quem ensina a distância?
– Nova divisão do trabalho
– Novo papel: parceiro do estudante
– Funções do professore EaD
– Novas competências: formação de formadores
Capítulo 6: Aspectos institucionais
– Universidades abertas
– Instituições “mistas”
– Perspectivas
Capítulo 7: A educação no futuro: aprendizagem aberta e estudante autônomo
– Ênfase no estudante
– Tecnologias e mediatização do ensino
– Flexibilização
– Formação de formadores
– Fatores institucionais
Bibliografia
Sobre o autor
Avaliações
Não há avaliações ainda.