Jean Carlos Lima

Direito Educacional: perguntas e respostas do cotidiano acadêmico

Disponibilizar um livro sobre o Direito Educacional — que seja acessível às pessoas sem formação jurídica formal e, ao mesmo tempo, embasado na vasta legislação que o regulamenta — foi o desafio que o autor assumiu e, no nosso entendimento, atingiu com grande competência.

A relação ensino-aprendizagem é por si só de grande complexidade e envolve a assunção de responsabilidades recíprocas por um período considerável. É natural que, durante este tempo, surjam divergências no que tange aos direitos e deveres de cada parte. No entanto,elas deverão ser dirimidas sob a luz da legislação pertinente e não, como freqüentemente ocorre, influenciadas por fortes aspectos pessoais e emocionais.

O Direito Educacional, como ramo da ciência jurídica, atua no campo público e privado, e sua finalidade é mediar as relações entre todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Essas relações podem estar ligadas a várias esferas do Direito: Penal, Trabalhista, Civil, Tributária etc.

Conhecer e aplicar os preceitos do Direito Educacional é a maneira correta de manter um relacionamento produtivo e livre de atitudes drásticas, por exemplo, as ações judiciais que têm sido impetradas por alunos, professores e gestores escolares.

LIMA, Jean Carlos. Direito Educacional: perguntas e respostas do cotidiano acadêmico. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2012.

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Descrição

Sumário

Introdução

Capítulo I – Frequência

Capítulo II – Notas

Capítulo III – Comportamento em sala de aula

Capítulo IV – Prova

Capítulo V – Apresentação de trabalho

Capítulo VI – Administração escolar

Capítulo VII – Sinaes – Conav – Conapes – CPA

Capítulo VIII – Exame Nacional do Ensino Médio – Enem

Capítulo IX – Transferência

Capítulo X – Credenciamento de instituições de Ensino Superior

Capítulo XI – Recredenciamento de instituições de Ensino Superior

Capítulo XII – Autorização e reconhecimento de cursos universitários

Capítulo XIII – Contrato de prestação de serviços educacionais

Capítulo XIV – Aula

Capítulo XV – Revalidação de diplomas de graduação e reconhecimento de títulos emitidos por universidades estrangeiras

Capítulo XVI – Cursos superiores de tecnologia

Capítulo XVII – Educação profissional nível técnico

Capítulo XVIII – MBA ( Master in Business Administration )

Capítulo XIX – Capes

Capítulo XX – Inep

Capítulo XXI – CNPq

Capítulo XXII – Educação a Distância (EaD)

Capítulo XXIII – Financiamento estudantil – FIES – Conceitos utilizados no preenchimento da ficha de inscrição

Capítulo XXIV – Cursos de Pós-Graduação – Lato Sensu e Stricto Sensu

Capítulo XXV – PEC-G

Capítulo XXVI – Programa universidade para todos – Prouni

Capítulo XXVII – Direito autoral

Capítulo XXVIII – Ensino religioso

Referências

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Jean Carlos Lima

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2005

Nº de páginas

180

ISBN

9788589311267

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