Sanmya Feitosa Tajra

Desenvolvimento de Projetos Educacionais: Mídias e Tecnologias

Voltado a educadores e alunos que atuarão em ambientes ricos em tecnologias de informação e comunicação, o livro aborda os conceitos de técnica e tecnologia educacional e as principais percepções sobre as tecnologias educacionais. Busca promover uma reflexão sobre a Era Digital e os papéis de professores e administradores escolares. Conta um pouco da história da Internet e do uso de seus recursos em projetos educacionais, além de discutir a questão da escrita na Internet e as vantagens e desvantagens de seu uso na educação. Ensina a utilização de softwares, jornais, revistas, blogs e redes sociais como recursos didáticos, e apresenta um roteiro para a elaboração de projetos educacionais em mídias impressas e digitais. Por fim, explica os passos da implantação do projeto de tecnologia educacional. O conteúdo pode ser aplicado para os cursos técnicos em Ludoteca, Multimeios Didáticos, Orientação Comunitária, entre outros.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Desenvolvimento de projetos educacionais: mídias e tecnologias. 1.ed. São paulo: Érica, 2014.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$69,00

Em estoque

em até 3x de R$23,00 sem juros

à vista R$62,10 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

Capítulo 1 – Introdução aos Conceitos e Evolução das Técnicas e Tecnologias
1.1 Conceitos sobre técnica e tecnologia
1.2 O imperativo tecnológico
1.3 O que é tecnologia educacional?
1.3.1 Diferentes percepções sobre as tecnologias educacionais
1.4 Alguns efeitos das tecnologias
1.5 Ampliação do conceito de tecnologia
1.6 Tecnologia educacional e o computador: o que ele tem de diferente?
1.7 As eras da humanidade, as tecnologias e a educação

Capítulo 2 – A Educação e Outros Segmentos na Era Digital
2.1 Uma reflexão introdutória sobre a Era Digital
2.2 A Educação na Era Digital: algumas reflexões e proposições
2.2.1 O papel dos professores
2.2.2 O papel dos administradores escolares
2.2.3 Uma nova visão para o currículo
2.2.4 Novos instrumentos de aprendizagem
2.2.5 Características do novo espaço para o saber: o ciberespaço
2.3 Diferentes negócios na Era Digital: a Economia Digital
2.3.1 Diferenças entre o mundo virtual e o mundo real

Capítulo 3 – Entendendo a Internet e seus Recursos para Uso em Projeto Educacionais
3.1 Uma breve histórico dos principais momentos da internet
3.2 A rede das redes de computadores: a internet
3.3 Tipos de conexões com a internet
3.4 A Principais recursos da internet
3.4.1 A WWW: links, hipertexto e hipermídia
3.4.2 FTP: protocolo de transferência de arquivos
3.4.3 Modalidades de comunicação na internet
3.4.3.1 Chat ou bate-papo: uma forma dinâmica de se comunicar
3.4.3.2 Correio eletrônico
3.4.3.3 Lista de discussão
3.4.3.4 Fórum
3.4.4 Sistemas virtuais colaborativos e cooperativos
3.4.4.1 Comunidades virtuais
3.4.4.2 Redes sociais, blogs, Twiter, Youtube, Instagram, MySpace
3.4.5 Ambientes virtuais de aprendizagem
3.4.6 Netiquetas: regras de etiquetas para a internet

Capítulo 4 – Uso da Internet em Projetos Educacionais e Sociais
4.1 O uso da internet para realização de pesquisa
4.1.1 Como agilizar a pesquisa na internet
4.1.1 Como desenvolver atividades de pesquisa na internet
4.1.2 Como desenvolver atividades de pesquisa na internet
4.2 Sistemas de segurança na internet
4.3 Avaliação de sites educacionais ou não
4.4 Elaboração de projetos educacionais via recursos de comunicação: e-mail, lista de discussão, fórum e outros
4.4.1Algumas considerações sobre o uso das ferramentas de comunicação em projetos educacionais
4.4.2 O que prevalece: o conteúdo ou as regras da língua portuguesa?
4.5 Desenvolvimento de atividades educacionais diferenciadas com o uso da internet
4.5.1 Outros fatores de sucesso para o desenvolvimento de um projeto educacional com o uso da internet
4.5.2 Fase de um projeto educacional com internet
4.5.3 Formas de desenvolvimento de projetos na internet
4.5.3.1 Quanto à origem dos projetos
4.5.3.2 Quanto à amplitude das atividades
4.6 Criação da escolas on-line
4.6.1 Outras possibilidades para as escolas on-line
4.7 Vantagem e obstáculos quanto ao uso da internet na educação

Capítulo 5 – Uso de Softwares como Materiais Didáticos
5.1 Software: material didático para o uso com computador
5.2 Características dos softwares e suas aplicabilidades
5.3 Avaliação de softwares para finalidades educacionais
5.4 Desenvolvimento de aulas com diferentes modalidades de softwares
5.5 Alternativas de software para escolas

Capítulo 6 – Uso de Jornais, Revistas, Blogs e Redes Sociais como Recursos Didáticos
6.1 Uma visão crítica quanto à utilização de jornais, revistas, blogs e redes sociais
6.2 Classificação da utilidade dos jornais, revistas, blogs e redes sociais nas escolas
6.2.1 Quanto à finalidade
6.2.2 Quanto à autonomia dos conteúdos
6.3 As vantagens do uso das mídias impressas e digitais em ambientes educacionais
6.4 Roteiro para elaboração de projetos educacionais em mídias impressas e digitais

Capítulo 7 – Etapas para Implantação de um projeto de Tecnologia Educacional
7.1 Diagnóstico tecnológico: identificando o contexto para o planejamento das ações
7.1.1 integração com a proposta pedagógica
7.1.2 Orçamento
7.1.3 Estrutura da rede de computadores
7.1.4 Espaço físico
7.1.5 Aluno beneficiados
7.1.6 Metodologias por períodos escolares
7.1.7 Equipe de educadores
7.1.8 Conhecimento tecnológico
7.2 Capacitação dos educadores
7.2.1 Apoio do administrador escolar
7.2.2 Gerenciamentos dos novos recursos
7.3 Definição da linha pedagógica com o uso do computador
7.4 Etapas de projeto de tecnologia educacional
7.5 A influência do layout no processo de aprendizagem
7.6 Fases evolutivas da aplicação da informática na educação
7.6.1 Iniciação/empolgação
7.6.2 Adaptação/intermediação
7.6.3 Incorporação/absorção

Informação adicional

Peso 0,350 kg
Dimensões 20,5 × 27,5 cm
Organizador (es)

Sanmya Feitosa Tajra

Edição

Ano de Publicação

2014

Editora

Érica

Nº de páginas

128

ISBN

9788536508405

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.