Marcos T. Masetto

Desafios para a Docência Universitária na Contemporaneidade: Desafios para a Docência Universitária na Contemporaneidade

Influenciada pelo contexto de mudanças na qual se insere, a docência universitária tem apresentado uma série de desafios que merecem a reflexão daqueles envolvidos com o ensino superior. O autor ressalta os seguintes para discutir nesta obra: os jovens universitários querem descobrir a relevância e aplicabilidade do que aprendem (seja nos conteúdos, seja nas atividades propostas em aula ou fora dela), assim como questionam e valorizam os métodos de ensino e de avaliação. Pretendem participar de um processo de formação que lhes permita desenvolver uma autonomia profissional.

A compreensão e vivência da aula como espaço-tempo do professor e do aluno cria um ambiente de compartilhamento para que juntos ajam e inter-ajam e, nesse intercurso de ações, construam um processo de aprendizagem e de formação profissional cidadã.

Atitude e competências novas do professor se impõem para responder a esses desafios da Docência na Contemporaneidade: abertura ao diferente, ao criativo, ao ousado, à inovação, ao diálogo, ao trabalho em equipe com seus pares, à parceria, à corresponsabilidade, à mediação pedagógica com seus alunos para realização do processo de aprendizagem e à disponibilidade para construção de uma mediação pedagógica.

Desses desafios e possíveis encaminhamentos, trata este livro, com o qual buscamos um diálogo com professores do ensino superior que possuem semelhantes perplexidades frente à docência  universitária neste início do Século XXI.

MASETTO, Marcos T. Desafios para a docência universitária na contemporaneidade: professor e aluno em inter-ação adulta. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2015.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$40,00

Em estoque

em até 3x de R$13,33 sem juros

à vista R$36,00 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

Introdução
O “homo zappiens” na contemporaneidade

Capítulo I
Revolução Tecnológica da Informação e da Comunicação e a Universidade

Capítulo II
A Aula Universitária: o primeiro desafio

Capítulo III
Trabalhar com a informação e com o conhecimento: nosso próximo desafio

Capítulo IV
Os alunos não se interessam pelos conteúdos da disciplina. O desafio: Como envolvê-los?

Capítulo V
Sou um bom Professor porque cumpro integralmente o programa de minha disciplina!

Capitulo VI
Como avaliar os alunos num curso de graduação?

Capítulo VII
Planejamento da disciplina e da aula como espaços e tempos de aprendizagem e de formação profissional

Capítulo VIII
O professor construindo sua docência em equipe com seus pares

Capítulo IX
O Professor e a resposta aos desafios da Docência na Contemporaneidade: uma nova atitude

Bibliografia