Magalis Bésser Dorneles Schneider

Comunicação na educação a distância: Diálogo ou Transmissão?

O livro Comunicação na Educação a Distância: diálogo ou transmissão? lança um novo olhar sobre a comunicação entre professor e aluno na formação de professores a distância. A obra propõe analisar, com uma abordagem dialética, as questões das contradições e a dinâmica do processo de comunicação entre os sujeitos e conhecimentos nos cursos a distância.

A autora aponta para a reflexão da negação da comunicação como diálogo construtivo, crítico e emancipador, contrário aos interesses da hegemonia capitalista, de manutenção do controle, alienação e opressão. Os processos comunicacionais com o propósito capitalista passam pela instrução, reprodução e passividade, numa separação do trabalho intelectual e manual, no qual a teoria e a prática passam a ser duas realidades interdependentes.

Portanto, o livro apresenta a discussão sobre comunicação como diálogo com a concepção libertadora, com as possibilidades dialógicas e emancipadoras nos cursos a distância.

SCHNEIDER, Magalis Bésser Dorneles. Comunicação na educação a distância: diálogo ou transmissão?. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$49,00

Em estoque

em até 3x de R$16,33 sem juros

à vista R$44,10 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1 – A EDUCAÇÃO COMO EMANCIPAÇÃO

1.1 A educação e hegemonia

CAPÍTULO 2 – EDUCAÇÃO, TRABALHO E A PEDAGOGIA NO BRASIL

2.1 A pedagogia no Brasil

CAPÍTULO 3 – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO DIÁLOGO

CAPÍTULO 4 – ASPECTOS HISTÓRICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO BRASILEIRO

4.1 Os desafios da Educação a Distância na formação de professores

4.2 A Política de Formação de professores no Brasil

CAPÍTULO 5 – AS POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA DIALÓGICA E EMANCIPADORAS

5.1 Comunicação, diálogo, transmissão e ideologia