Ángel I. Pérez Gómez, José Gimeno Sacristán

Compreender e Transformar o Ensino

Sem compreender o que se faz, a prática pedagógica é uma reprodução de hábitos e pressupostos dados, ou respostas que os professores dão a demandas ou ordens externas. Conhecer a realidade herdada, discutir os pressupostos de qualquer proposta e suas possíveis consequências é uma condução da prática docente ética e profissionalmente responsável.
As teorias e o pensamento educativo se apresentam, em muitos casos, como legitimadores de realidades e projetos com uma autoridade técnica que oculta as dimensões éticas, sociais, pedagógicas e profissionais dos fatos e usos no sistema educativo.
Em Compreender e transformar o ensino, os autores analisam os problemas e as práticas que foram e são essenciais para dar conteúdo e sentido à realidade do ensino.

SACRISTÁN, José Gimeno.  GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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Descrição

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1
As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiênciaA. I. Pérez Gómez
Educação e socialização
Caráter plural e complexo do processo de socialização na escola
Os mecanismos de socialização na escola
Contradições no processo de socialização na escola
Socialização e humanização: a função educativa da escola
Desenvolvimento radical da função compensatória
A reconstrução do conhecimento e da experiência

CAPÍTULO 2
Os processos de ensino-aprendizagem: análise didática das principais teorias da aprendizagem – A. I. Pérez Gómez
Introdução
Análise didática das principais teorias da aprendizagem
Derivações didáticas das teorias do condicionamento
Teorias mediacionais
As teorias da aprendizagem na compreensão e nas práticas educativas

CAPÍTULO 3
A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aulaA. I. Pérez Gómez
A didática operatória
A incorporação do conceito de cultura
Aprender a cultura
Cultura acadêmica e cultura experiencial
Realidade, ciência e cultura
A aprendizagem relevante na escola: a reconstrução do pensamento e a ação do aluno/a
A cultura experiencial do aluno/a como ponto de partida do trabalho escola
Os espaços de conhecimento compartilhado na sala de aula

CAPÍTULO 4
Ensino para a compreensãoA. I. Pérez Gómez
Diferentes enfoques para entender o ensino
O ensino como transmissão cultural
O ensino como treinamento de habilidades
O ensino como fomento do desenvolvimento natural
O ensino como produção de mudanças conceituais
Conhecer a vida da sala de aula
O modelo processo-produto
O modelo mediacional
O modelo ecológico de análise da sala de aula
Compreender e intervir na escola
A prática do ensino como atividade técnica
A dimensão heurística na prática escolar
A dimensão ética da prática escolar: o debate sobre a qualidade do ensino
A cultura democrática na escola

CAPÍTULO 5
Compreender o ensino na escola: modelos metodológicos de investigação educativaA. I. Pérez Gómez
Complexidade e singularidade dos fenômenos educativos
A intencionalidade educativa da investigação
Pressupostos básicos da investigação educativa a partir da perspectiva interpretativa
O conceito de realidade
As relações sujeito-objeto, investigador-realidade
Objetivos da investigação
Estratégias de investigação
Técnicas e instrumentos de investigação
O contexto de investigação
Credibilidade e transferência dos dados
Os relatórios de investigação
A utilização do conhecimento

CAPÍTULO 6
O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática?J. Gimeno Sacristán
Duas tradições e um só campo teórico e prático? Uma forma de integrar ideias e prática?
O currículo como estudo do conteúdo do ensino
Um só conceito ou diversas concepções de currículo?
Quatro vertentes para entender uma realidade
Obstáculos para um marco de compreensão processual
Algumas conclusões para caracterizar o pensamento educativo sobre o currículo
Existe uma definição do que é o currículo?

CAPÍTULO 7
O que são os conteúdos do ensino?J. Gimeno Sacristán
Como se origina o conteúdo do ensino
Conteúdos “nebulosos” nos currículos ampliados
Quando um conteúdo é “valioso” e “apropriado”? Construção social dos currículos
As determinações mais próximas dos conteúdos do currículo
A cultura do ensino obrigatório
Significado social do ensino obrigatório
As potencialidades e condições básicas do currículo comum
Elucidar o conteúdo da cultura do currículo comum ou da educação geral
A integração entre conhecimentos
A diversidade e o currículo comum: respostas políticas, organizativas e didáticas

Algumas condições do currículo e de seu desenvolvimento no ensino obrigatório

CAPÍTULO 8
Plano do currículo, plano do ensino: o papel dos professores/asJ. Gimeno Sacristán
Aproximação ao conceito: o ensino como plano e o plano do currículo
Caracterização do plano no ensino e no currículo
Planejar o currículo depende da sua amplitude
Diante de que tipo de prática nos encontramos?
Diferentes atribuições no plano do currículo: âmbitos em que se tomam decisões
Agentes decisórios e planejadores
Alguns modelos para atuar: formas de pensar e de fazer na prática

CAPÍTULO 9
Âmbitos do planoJ. Gimeno Sacristán
A ordenação geral do currículo: o âmbito de determinação político e macro organizativo
A decisão de grandes áreas de conteúdos culturais
O projeto educativo da escola
As condições do projeto curricular da escola
Aspectos básicos nos quais o plano curricular pode intervir no âmbito das escolas
Os professores como planejadores
Configuração de um modelo prático para os professores/as
A utilidade do plano para os professores/as
Dimensões de um modelo prático

CAPÍTULO 10
A avaliação no ensinoJ. Gimeno Sacristán
A prática da avaliação
O que se entende por avaliar
Uma breve síntese histórica
Anatomia de uma prática complexa
Quem deve avaliar? Avaliações internas e externas
As funções da avaliação na prática
As funções da avaliação para as diferentes instâncias receptoras dos resultados
O sentido da avaliação integrada no processo de ensino-aprendizagem
Uma avaliação holística ou globalizadora
Avaliação informal e avaliação contínua
Táticas de avaliação integrada no processo de ensino

CAPÍTULO 11
A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivasA. I. Pérez Gómez
Introdução
Perspectiva acadêmica
Enfoque enciclopédico
Enfoque compreensivo
Perspectiva técnica
Modelo de treinamento
Modelo de tomada de decisões
Limites da perspectiva técnica
Perspectiva prática
O enfoque tradicional
O enfoque reflexivo sobre a prática
Perspectiva de reflexão na prática para a reconstrução social
Enfoque de crítica e reconstrução social
Enfoque de investigação-ação e formação do professor/a para a compreensão

Informação adicional

Dimensões 17,5 × 24,5 × 2,5 cm
Organizador (es)

Ángel I. Pérez Gómez, José Gimeno Sacristán

Edição

Ano de Publicação

1998

Editora

Grupo A

Selo

Artmed

Nº de páginas

398

ISBN

9788573073744

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