Daiana Bragueto Martins, Daniel Magalhães Mucci, Fábio Frezatti, Paulo Adeildo Lopes

Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Uma solução para aprendizagem na área de negócios

Este livro tem por objetivo colaborar para a praticidade do ensino na área de negócios e para a efetividade da aprendizagem dentro do seu devido contexto. Cada vez mais, as metodologias ativas de aprendizagem se tornam parte integrante do ambiente educacional e profissional das pessoas, e a grande dificuldade consiste em transformar abordagens conceituais em aprendizado dinâmico e efetivo. Nesse contexto, Aprendizagem Baseada em Problemas, ou Problem-based Learning (PBL), é uma abordagem curricular centrada no aluno que o capacita a realizar pesquisas, a integrar teoria e prática, além de possibilitar a aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes no desenvolvimento de uma solução viável para problemas atuais, relacionados com a disciplina e que estejam inseridos em um determinado contexto social e econômico.

Saiba como inovar ao combinar a utilização do PBL na educação e profissionalmente, com as seguintes vantagens:

1. Focar na área de negócios
2. Atender a diversos públicos de instituições de ensino
3. Atender a vários públicos demandantes de uma abordagem prática
4. Proporcionar uma visão geral da abordagem metodológica que permita criar raízes nas instituições
5. Utilizar a metodologia de forma completa ou parcial, imediata ou paulatina
6. Combinar abordagens conceituais, prática e pesquisa.

Leitura recomendada para professores de cursos de graduação e pós-graduação,facilitadores e tutores de treinamentos em universidades corporativas, executivos, gestores de instituições de ensino, alunos de cursos de graduação e pós-graduação. Livro altamente recomendado para as disciplinas de Metodologia de Ensino e Didáticas de Ensino.

FREZATTI, Fábio; MARTINS, Daiana Bragueto; MUCCI, Daniel Magalhães; LOPES, Paulo Adeildo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): Uma solução para aprendizagem na área de negócios. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$86,00

Fora de estoque

Descrição

SUMÁRIO

Capítulo 1
POR QUE PENSAR EM PBL
1.1. Motivações de um professor
1.2. No que consiste o PBL?
1.3. Um pouco de história
1.4. Prós e contras na comparação com abordagens tradicionais
1.5. Como usar

Capítulo 2
ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DO PBL
2.1. Visão geral
2.2. Contexto
2.3. Problema
2.4. Como avaliar e dispor de um “bom” problema
2.5. Alguns exemplos de “bons” problemas
2.6. Hipótese
2.7. Preparação inicial ao PBL: ações individuais e institucionais
2.8. Como usar

Capítulo 3
ESTRUTURA CONCEITUAL – SOLUÇÃO PBL
3.1. Integração de elementos
3.2. Das definições para as soluções
3.3. Os tipos de PBL
3.4. Como usar

Capítulo 4
ESTRUTURA CONCEITUAL – COMPETÊNCIAS
4.1. As competências no mundo dos negócios
4.2. Conhecimentos, habilidades e atitudes: CHA
4.3. Quais habilidades e atitudes evidenciar
4.4. Como usar

Capítulo 5
MECANISMOS INSTITUCIONAIS
5.1. Ambiente educacional
5.2. Ambiente institucional
5.3. Diversos mecanismos e a sua integração
5.4. Elementos relacionados com o currículo
5.5. Considerações pedagógicas
5.6. Mecanismos
5.7. Como usar

Capítulo 6
ESTRUTURA FÍSICA
6.1. Abrangência do tema
6.2. Tipos de estrutura de salas e de mobiliário
6.3. Como usar

Capítulo 7
AGENTES E PAPÉIS
7.1. Visão geral
7.2. O aluno
7.3. O professor
7.4. Os vários papéis na atividade do grupo
7.5. Critérios para definição dos grupos
7.6. Como usar

Capítulo 8
AVALIAÇÃO NOS PROJETOS PBL
8.1. Para que fazer avaliação?
8.2. Avaliação em uma disciplina baseada no PBL, 105
8.3. Avaliação dos elementos do CHA
8.4. Instrumentos avaliativos das habilidades e atitudes
8.5. Como usar

Capítulo 9
MODELO CANVAS
9.1. O que é
9.2. Estruturação do modelo
9.3. Possíveis benefícios para os projetos PBL
9.4. Possíveis benefícios para o desenvolvimento de uma disciplina com a abordagem PBL
9.5. Como usar

Capítulo 10
ACTION RESEARCH
10.1. O que é e para que serve
10.2. Etapas de desenvolvimento
10.3. Papéis exercidos pelo pesquisador/aluno
10.4. Como usar

Capítulo 11
EXEMPLOS DE CASOS VIVENCIADOS
11.1. Curso de graduação em Engenharia com objetivo de integrar conhecimentos
11.2. Curso de graduação em Ciências Contábeis com objetivo de integrar conhecimentos
11.3. Curso de MBA em Controladoria e projetos internos em empresas
11.4. Projetos internos em empresas

Informação adicional

Peso 305,00 kg
Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Daiana Bragueto Martins, Daniel Magalhães Mucci, Fábio Frezatti, Paulo Adeildo Lopes

Edição

Editora

Atlas

Ano de Publicação

2018

Nº de páginas

168

ISBN

9788597017885

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.