Descrição
SUMÁRIO
Capítulo 1
POR QUE PENSAR EM PBL
1.1. Motivações de um professor
1.2. No que consiste o PBL?
1.3. Um pouco de história
1.4. Prós e contras na comparação com abordagens tradicionais
1.5. Como usar
Capítulo 2
ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DO PBL
2.1. Visão geral
2.2. Contexto
2.3. Problema
2.4. Como avaliar e dispor de um “bom” problema
2.5. Alguns exemplos de “bons” problemas
2.6. Hipótese
2.7. Preparação inicial ao PBL: ações individuais e institucionais
2.8. Como usar
Capítulo 3
ESTRUTURA CONCEITUAL – SOLUÇÃO PBL
3.1. Integração de elementos
3.2. Das definições para as soluções
3.3. Os tipos de PBL
3.4. Como usar
Capítulo 4
ESTRUTURA CONCEITUAL – COMPETÊNCIAS
4.1. As competências no mundo dos negócios
4.2. Conhecimentos, habilidades e atitudes: CHA
4.3. Quais habilidades e atitudes evidenciar
4.4. Como usar
Capítulo 5
MECANISMOS INSTITUCIONAIS
5.1. Ambiente educacional
5.2. Ambiente institucional
5.3. Diversos mecanismos e a sua integração
5.4. Elementos relacionados com o currículo
5.5. Considerações pedagógicas
5.6. Mecanismos
5.7. Como usar
Capítulo 6
ESTRUTURA FÍSICA
6.1. Abrangência do tema
6.2. Tipos de estrutura de salas e de mobiliário
6.3. Como usar
Capítulo 7
AGENTES E PAPÉIS
7.1. Visão geral
7.2. O aluno
7.3. O professor
7.4. Os vários papéis na atividade do grupo
7.5. Critérios para definição dos grupos
7.6. Como usar
Capítulo 8
AVALIAÇÃO NOS PROJETOS PBL
8.1. Para que fazer avaliação?
8.2. Avaliação em uma disciplina baseada no PBL, 105
8.3. Avaliação dos elementos do CHA
8.4. Instrumentos avaliativos das habilidades e atitudes
8.5. Como usar
Capítulo 9
MODELO CANVAS
9.1. O que é
9.2. Estruturação do modelo
9.3. Possíveis benefícios para os projetos PBL
9.4. Possíveis benefícios para o desenvolvimento de uma disciplina com a abordagem PBL
9.5. Como usar
Capítulo 10
ACTION RESEARCH
10.1. O que é e para que serve
10.2. Etapas de desenvolvimento
10.3. Papéis exercidos pelo pesquisador/aluno
10.4. Como usar
Capítulo 11
EXEMPLOS DE CASOS VIVENCIADOS
11.1. Curso de graduação em Engenharia com objetivo de integrar conhecimentos
11.2. Curso de graduação em Ciências Contábeis com objetivo de integrar conhecimentos
11.3. Curso de MBA em Controladoria e projetos internos em empresas
11.4. Projetos internos em empresas
Avaliações
Não há avaliações ainda.