Beatriz Cauduro Cruz Gutierra

Adolescência, Psicanálise e Educação

São notórias as dificuldades vivenciadas pelos professores na atualidade, principalmente por aqueles que se dedicam ao ensino de adolescentes. Diariamente, lidam com situações de indisciplina, violência e fracasso escolar. A tarefa de educar adolescentes tem sido considerada uma “missão impossível”.

Entretanto, ainda encontramos mestres de adolescentes que conseguem cumprir sua função educativa. De tal constatação decorre a questão central deste livro: Existindo um “mestre possível” de adolescentes, o que sustentaria tal possibilidade?

Esta obra é fruto da experiência profissional da autora no trabalho com adolescentes e educadores de adolescentes e resultado de intensa pesquisa durante a qual empreendeu o desafio de estabelecer relações entre os campos da psicanálise, educação e adolescência, focada na reflexão sobre o “sucesso escolar” possível na educação de adolescentes.

Nesse sentido, a autora se dedicou à escuta de professores indicados pelos alunos e coordenadores, considerados como “bons professores de adolescentes”, visando apreender deles aquilo que ao final deste trabalho definiu como uma “especial posição subjetiva na transmissão”.

Este livro é destinado especialmente a psicanalistas, psicólogos, pedagogos, professores, além de estudantes e leitores em geral interessados no estudo aprofundado sobre o tema abordado.

GUTIERRA, Beatriz Cauduro Cruz. Adolescência, psicanálise e educação. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2003.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$52,00

Em estoque

em até 3x de R$17,33 sem juros

à vista R$46,80 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

Sumário

Capítulo 1 Introdução
1.1 Desafio
1.2 Educação de Adolescentes: Missão Impossível?

Capítulo 2 Adolescência
2.1 História Social da Adolescência
2.2 Puberdade e Adolescência em Freud
2.2.1 Puberdade e/ou adolescência
2.2.2 A puberdade nos “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”
2.2.3 “Conferência XXI – O desenvolvimento da libido e as organizações sexuais” (1916-1917)
2.2.4 Puberdade… mais ainda…
2.2.5 Puberdade… concluindo?
2.3 Lacan e “O Despertar da Primavera”
2.3.1 A puberdade e a adolescência em “O seminário V”
2.3.2 “O despertar da primavera”: comentário de 1974
2.3.3 “Não há relação sexual”
2.3.4 A sexuação
2.3.5 Os Nomes-do-Pai
2.3.6 Concluindo
2.4 Adolescência entre os Lacanianos
2.5 Transferência na Adolescência: Efeitos na Clínica e na Escola

Capítulo 3 O Mestre
3.1 A Transferência e o Professor no Lugar de Ideal-do-Eu
3.2 A Transmissão: Entre o Dever e o Desejo
3.3 O Mestre: Uma Questão de Discurso
3.4 O “Bom Professor” sob a Ótica e a Ética Psicanalítica

Capítulo 4 O Mestre de Adolescentes: Abordagem Psicanalítica
4.1 O Mestre de Adolescentes em Freud
4.1.1 O suicídio dos jovens vienenses
4.1.2 Freud em “Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar”
4.2 O Mestre de Adolescentes: Reflexões dos Lacanianos

Capítulo 5 Instante de Ver: Escutando o Professor de Adolescentes

Capítulo 6 Tempo de Compreender: Discussão das Entrevistas
6.1 O Papel de Mestre Tem Valor!
6.2 O Mestre e a Adolescência dos Professores
6.3 A Adolescência na Visão dos Mestres
6.4 A Transmissão É Viva
6.5 Circulação Discursiva

Capítulo 7 Momento de Concluir

Referências Bibliográficas