Heather Staker, Michael B. Horn

Blended: Usando a Inovação Disruptiva para Aprimorar a Educação

O ensino híbrido, mescla do ensino presencial com o virtual dentro e fora da escola, já se consolidou como uma das tendências mais importantes para a educação do século XXI.

As práticas do blended learning têm se disseminado em redes de ensino de todo o mundo, oferecendo aos alunos acesso a um aprendizado mais interessante, eficiente e personalizado às suas necessidades. Michael B. Horn e Heather Staker apresentam nesta obra um guia de referência para implementar o ensino híbrido em instituições de ensino e construir um sistema educacional centrado no aluno.

HORN, Michael. B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2015.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$90,00

Em estoque

em até 3x de R$30,00 sem juros

à vista R$81,00 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

Introdução
Padrão de inovação disruptiva
Inovação disruptiva e ensino on-line
O modelo industrial de educação
Aprendizagem centrada no estudante
Por que as escolas estão chegando a um ponto crítico
Construindo um campo de especialistas
O que você encontrará neste livro

Parte I – Entendimento


1. O que é ensino híbrido?
A marcha ascendente do ensino on-line
O que é (e o que não é) ensino híbrido
Modelos de ensino híbrido
Combinando os modelos híbridos
Apêndice 1.1: Discussão de termos-chave
Apêndice 1.2: Taxonomia do ensino híbrido na educação básica

2. Qualquer sala de aula pode ser híbrida?
A teoria dos híbridos
O ensino híbrido é disruptivo?
Modelos de ensino híbrido
Modelos disruptivos de ensino híbrido
Prevendo a revolução do ensino na educação básica
O que será das escolas?

Parte 2 – Mobilização


3. Identifique seu desafio
A alternativa ao amontoamento
Definindo o problema ou estabelecendo a meta
Os líderes devem focar em palavras de ordem sustentadas ou disruptivas?
Como identificar oportunidades essenciais
Como identificar oportunidades de não consumo
Ameaças versus oportunidades
4 Organize para inovar
Uma estrutura para o planejamento da equipe
Aplicação da estrutura de equipe às escolas
Usando múltiplos tipos de equipes
O custo de errar

Parte 3 – Planejamento


5. Motive os alunos
A importância da disposição dos
alunos para aprender
O modelo do trabalho a ser realizado
O trabalho a ser realizado pelos alunos
A arquitetura de um trabalho
Executando o trabalho para os alunos
O que e como integrar
O papel do ensino híbrido na execução dos trabalhos dos alunos
O perigo de pedir aos alunos para mudar a forma de realizar tarefa

6. Eleve o ensino
A concepção do papel do professor do ponto de vista dos alunos
Desenhando o papel do professor a partir da perspectiva do professor
Fazendo o certo para alunos e professores
7 Planeje a configuração virtual e física
Arquitetura e interfaces do produto
A mudança na arquitetura do computador pessoal
A mudança para a modularidade na educação
Conteúdo on-line integrado versus modular
Sistemas operacionais integrados versus modulares
Espaço físico integrado versus modular
Alinhando sua estratégia às suas circunstâncias
Apêndice 7.1: Panorama do conteúdo on-line em uso entre programas híbridos da educação básica

8. Escolha o modelo
Adapte o modelo ao tipo de problema
Adapte o modelo ao tipo de equipe
Adapte o modelo à experiência desejada do aluno
Adapte o modelo ao papel do professor
Adapte o modelo ao espaço físico
Adapte o modelo à disponibilidade de dispositivos conectados à internet
Priorizando opções e fazendo a seleção
Adotando modelos múltiplos
Apêndice 8.1: Que modelos de ensino híbrido são mais adequados para suas circunstâncias?

Parte 4 – Implementação 


9. Crie a cultura
O que é cultura?
O poder da cultura para as crianças
O poder da cultura nas escolas
Como moldar a cultura
O poder da cultura nas implementações do ensino híbrido
Não é tarde demais

10. Descubra seu caminho para o sucesso 
Planejamento orientado à descoberta
Comece com os resultados
Crie uma lista de verificação de pressupostos
Implemente um plano – aprender mais
Devemos prosseguir, mudar ou engavetar o plano? 266

11. Conclusão 
Implemente ao longo do tempo
O ensino híbrido é um esporte de equipe
Entenda, mobilize, planeje, implemente

Apêndice: Questões para discussão

Informação adicional

Dimensões 17,5 × 25 cm
Organizador (es)

Heather Staker, Michael B. Horn

Edição

Editora

Grupo A

Selo

Penso

Ano de Publicação

2015

Nº de páginas

320

ISBN

9788584290444

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.