Descrição
SUMÁRIO
Introdução
Padrão de inovação disruptiva
Inovação disruptiva e ensino on-line
O modelo industrial de educação
Aprendizagem centrada no estudante
Por que as escolas estão chegando a um ponto crítico
Construindo um campo de especialistas
O que você encontrará neste livro
Parte I – Entendimento
1. O que é ensino híbrido?
A marcha ascendente do ensino on-line
O que é (e o que não é) ensino híbrido
Modelos de ensino híbrido
Combinando os modelos híbridos
Apêndice 1.1: Discussão de termos-chave
Apêndice 1.2: Taxonomia do ensino híbrido na educação básica
2. Qualquer sala de aula pode ser híbrida?
A teoria dos híbridos
O ensino híbrido é disruptivo?
Modelos de ensino híbrido
Modelos disruptivos de ensino híbrido
Prevendo a revolução do ensino na educação básica
O que será das escolas?
Parte 2 – Mobilização
3. Identifique seu desafio
A alternativa ao amontoamento
Definindo o problema ou estabelecendo a meta
Os líderes devem focar em palavras de ordem sustentadas ou disruptivas?
Como identificar oportunidades essenciais
Como identificar oportunidades de não consumo
Ameaças versus oportunidades
4 Organize para inovar
Uma estrutura para o planejamento da equipe
Aplicação da estrutura de equipe às escolas
Usando múltiplos tipos de equipes
O custo de errar
Parte 3 – Planejamento
5. Motive os alunos
A importância da disposição dos
alunos para aprender
O modelo do trabalho a ser realizado
O trabalho a ser realizado pelos alunos
A arquitetura de um trabalho
Executando o trabalho para os alunos
O que e como integrar
O papel do ensino híbrido na execução dos trabalhos dos alunos
O perigo de pedir aos alunos para mudar a forma de realizar tarefa
6. Eleve o ensino
A concepção do papel do professor do ponto de vista dos alunos
Desenhando o papel do professor a partir da perspectiva do professor
Fazendo o certo para alunos e professores
7 Planeje a configuração virtual e física
Arquitetura e interfaces do produto
A mudança na arquitetura do computador pessoal
A mudança para a modularidade na educação
Conteúdo on-line integrado versus modular
Sistemas operacionais integrados versus modulares
Espaço físico integrado versus modular
Alinhando sua estratégia às suas circunstâncias
Apêndice 7.1: Panorama do conteúdo on-line em uso entre programas híbridos da educação básica
8. Escolha o modelo
Adapte o modelo ao tipo de problema
Adapte o modelo ao tipo de equipe
Adapte o modelo à experiência desejada do aluno
Adapte o modelo ao papel do professor
Adapte o modelo ao espaço físico
Adapte o modelo à disponibilidade de dispositivos conectados à internet
Priorizando opções e fazendo a seleção
Adotando modelos múltiplos
Apêndice 8.1: Que modelos de ensino híbrido são mais adequados para suas circunstâncias?
Parte 4 – Implementação
9. Crie a cultura
O que é cultura?
O poder da cultura para as crianças
O poder da cultura nas escolas
Como moldar a cultura
O poder da cultura nas implementações do ensino híbrido
Não é tarde demais
10. Descubra seu caminho para o sucesso
Planejamento orientado à descoberta
Comece com os resultados
Crie uma lista de verificação de pressupostos
Implemente um plano – aprender mais
Devemos prosseguir, mudar ou engavetar o plano? 266
11. Conclusão
Implemente ao longo do tempo
O ensino híbrido é um esporte de equipe
Entenda, mobilize, planeje, implemente
Apêndice: Questões para discussão
Avaliações
Não há avaliações ainda.