Descrição
SUMÁRIO
PARTE I
O TEMPO BUSCADO, RELATIVIZADO E REDEFINIDO
1. OS TEMPOS E OS MOVIMENTOS
Novos quadros temporais
Tempo homogêneo e tempo flexível: Urgências
Tempos tecnológicos e tempos do trabalho
Medidas de tempo, trabalho e tecnologias
2. TECNOLOGIAS, VIDA CONTEMPORÂNEA E ORGANIZAÇÃO TEMPORAL
O tempo relativizado, a partir de Castells
Novas identidades temporais
O ser e as novas lógicas temporais mediadas
3. ORGANIZAÇÃO TEMPORAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Tempos de formação e de ação
Tempo remunerado e não remunerado de dedicação docente
Novas temporalidades na educação on-line
4. TEMPOS TECNOLÓGICOS E UMA NOVA CULTURA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Nova cultura com as tecnologias digitais
Avanços e dificuldades para o acesso à cultura mediada
Vivências nas redes
5. USOS DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR
Desafios das tecnologias para o ensino superior
Convergências no ensino superior: Presencial e a distância
PARTE II
TEMPORALIDADES NA FORMAÇÃO DO DOCENTE
6. NOVOS TEMPOS DE FORMAÇÃO DOCENTE
Temporalidades dos cursos de formação de professores
Urgência de mudanças nos tempos e nos movimentos de formação
Em busca do tempo perdido
Novos tempos de formação docente
Formação docente e tecnologias digitais
A formação de profissionais em constante mudança
A função da educação escolar nessa nova sociedade
A formação docente em uma sociedade informatizada
7. NOVOS DESAFIOS DA EaD PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Formação de professores para EaD
Formação de professores pela EaD
Novas temporalidades e ações para o docente
8. TEMPORALIDADES DOCENTES NOS AMBIENTES VIRTUAIS
O domínio dos ambientes virtuais pelos docentes
Temporalidades dos ambientes ou dos participantes?
9. ERAS DIGITAIS E AÇÕES ABERTAS DE ENSINO E FORMAÇÃO
Novos tempos e velhos cursos on-line
Processo aberto de formação: Um encaminhamento
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