Edgard B. Damiani

Programação de Jogos Android

Você sempre quis criar um jogo para Android, mas não sabia por onde começar?

Então este livro pode ser a sua resposta! Voltado para o iniciante no mundo dos jogos, ele tem como objetivo auxiliar nos primeiros passos, mostrando:

  • A estrutura básica de um aplicativo Android e seus componentes fundamentais>
  • O que é, e a utilidade de criar o seu próprio game engine
  • O que é um jogo, tecnicamente falando, e como estruturá-lo em torno do loop de jogo
  • Como encapsular a infraestrutura básica de um jogo (imagens, entrada de dados, áudio e temporização)
  • Como estruturar o código do seu jogo em duas partes – o modelo de domínio e a camada audiovisual –,facilitando sua prototipação e a execução de testes
  • Como criar códigos reativos usando detecção de colisão e triggers
  • O que é um tileset e como criar os elementos visuais básicos (sprites, animações e texto) em torno dele
  • Como incluir efeitos sonoros e música de fundo
  • Como converter coordenadas de mundo para coordenadas de tela e vice-versa, usando essas informações para fazer o seu jogo caber em qualquer tela de dispositivo, bem como para criar uma interface de usuário básica
  • Como encapsular seu jogo em um aplicativo completo e publicá-lo no Google Play

Este é um livro denso, mas palatável para o iniciante; desafiante, mas recompensador – certamente, este livro não é para quem quer o “caminho fácil” ou apenas fórmulas mágicas! Estude, digite e teste todos os programas; faça todos os exercícios recomendados, discuta os desafios no fórum do livro, e certamente você estará pronto para dar o seu primeiro passo com segurança no mundo da programação de jogos.

DAMIANI, Edgard B. Programação de Jogos Android. 2. Ed. São Paulo: Novatec, 2016.

 

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Descrição

SUMÁRIO

Parte I – Preparando o terreno

Capítulo 1 – Conhecendo o Android Studio
Capítulo 2 – Tópicos extras do Android Studio

Parte II – Visão geral dos objetivos do livro

Capítulo 3 – Biblioteca SimpleGameEngine
Capítulo 4 – Pong

Parte III – Infraestrutura do game engine

Capítulo 5 – Ambiente de aplicativo
Capítulo 6 – Customização de visão
Capítulo 7 – Loop de jogo e temporização
Capítulo 8 – Carregamento de imagens
Capítulo 9 – Renderizador gráfico.
Capítulo 10 – Entrada de dados

Parte IV – Mundo de jogo no SimpleGameEngine

Capítulo 11 – Mundo e entidades
Capítulo 12 – Detecção de colisão
Capítulo 13 – Triggers, timers e estados de jogo

Parte V – Modelo de domínio do pong

Capítulo 14 – Movimentação do oponente
Capítulo 15 – Movimentação da bola

Parte VI – SimpleGameEngine – Elementos audiovisuais

Capítulo 16 – Tilesets
Capítulo 17 – Animação
Capítulo 18 – Sprites
Capítulo 19 – Desenhando texto
Capítulo 20 – Música e efeitos sonoros

Parte VII – Transformações 2D

Capítulo 21 – Redimensionamento de cena – Teoria
Capítulo 22 – Redimensionamento de cena – Prática

Parte VIII – Interface Gráfica

Capítulo 23 – Interface gráfica, parte I
Capítulo 24 – Interface gráfica, parte II

Parte IX – Finalização do projeto

Capítulo 25 – Estados de aplicativo
Capítulo 26 – Preparação para o Google Play
Capítulo 27 – Próximos passos

Apêndice A – Fundamentos matemáticos
Apêndice B – Curva de progressão da velocidade do oponente
Apêndice C – Inversão do cálculo de intersecção entre retângulos
Apêndice D – Guia de referência do SimpleGameEngine

Informação adicional

Organizador (es)

Edgard B. Damiani

Edição

Editora

Novatec

Ano de Publicação

2016

Nº de páginas

672

ISBN

9788575224779

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