Daniel Mill, Luis Roberto de Camargo Ribeiro, Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira

Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques

A tese do livro gira em torno do seguinte questionamento: quem é o docente da educação a distância? O trabalho docente na educação a distância (EaD) é extremamente fragmentado e cada parte das atividades que compõem o trabalho docente virtual é atribuída a um trabalhador diferente, ou a um grupo deles. Apesar de haver variações nos tipos de equipes entre uma experiência de EaD e outra (e.g., equipes baseadas numa concepção aditiva, na qual cada integrante executa uma parcela específica do trabalho, ou integrada, na qual as atividades são desempenhadas por todos), sabe-se que o trabalho docente a distância se organiza de forma coletiva e cooperativa. A esse conjunto articulado de trabalhadores, necessário para a realização das atividades de ensino-aprendizagem na EaD, denominamos de polidocência. O conceito de polidocência traz consigo algumas implicações e também pode ser observado de perspectivas distintas. Por isso, cada capítulo do livro pretende explorar um aspecto dessa noção de polidocência, buscando desvelar suas especificidades.

MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de (org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2. ed. São Carlos, SP: EduFSCar, 2014.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$34,00

Em estoque

em até 3x de R$11,33 sem juros

à vista R$30,60 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

Capítulo 1 – Múltiplos enfoques sobre a polidocência na Educação a Distância virtual
Capítulo 2 – Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância
Capítulo 3 – A docência virtual versus presencial sob a ótica dos professores
Capítulo 4 – A gestão da sala de aula virtual e os novos saberes para a docência na modalidade de Educação a Distância
Capítulo 5 – A tutoria como formação docente na modalidade de Educação a Distância
Capítulo 6 – A interação tutor-aluno na Educação a Distância
Capítulo 7 – Designer Instrucional: membro da polidocência na Educação a Distância
Capítulo 8 – Estudo sobre a constituição da polidocência na Educação a Distância: sobre a demanda por ensino superior e a formação de professores na contemporaneidade
Capítulo 9 – A polidocência em Educação a Distância sob o enfoque das inteligências múltiplas
Capítulo 10 – Formação docente para a modalidade a distância na UAB-UFSCar: um olhar sobre o professor-coordenador de disciplina na polidocência
Capítulo 11 – Sobre a Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar): um relato de experiência de Educação a Distância

Material Complementar