Marcos T. Masetto

O Professor na Hora da Verdade: a prática docente no ensino superior

A aula é um tempo e um espaço só do professor? Qual o papel do docente universitário na atualidade? Como realizar o desenvolvimento das aulas em interação com ambientes profissionais? Como construir o conhecimento interdisciplinar no ensino superior? A ênfase nas aulas deverá recair sobre o ensino ou sobre o processo de aprendizagem? Como compreender a postura e o relacionamento do professor do ensino superior com seus alunos? Como fica o uso das tecnologias de informação e de comunicação nas aulas universitárias?

A luta que se vem travando para elevar o nível de qualidade do ensino de graduação passa pela discussão dessas questões e de outras semelhantes, que procurem rever o papel, o significado e as práticas pedagógicas nas aulas universitárias. Exige que nossos alunos aprendam a reconstruir o conhecimento, a descobrir um significado pessoal e próprio para o que estão aprendendo, a relacionar novas informações com o conhecimento que já possuem, com as novas exigências do exercício de sua profissão e com as necessidades atuais da sociedade em que vão trabalhar.

Os capítulos deste livro trazem ideias, colaborações, sugestões e práticas pedagógicas de muitos profissionais da docência que, num primeiro momento, se sentiram “picados” pela descoberta da dimensão educacional na docência do ensino superior e, na sequência, com coragem e ousadia transformaram suas aulas convencionais em “aulas vivas”, que contribuíram para melhorar a qualidade do ensino nos cursos de graduação.

Conhecer e discutir essas “ousadias”, dialogar sobre nossas aulas como espaço e tempo de formação de nossos profissionais, rever a docência concretamente na sala de aula ou, como nós chamamos, “na hora da verdade”, é o objetivo primeiro deste livro.

MASETTO, Marcos T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2010.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$58,00

Em estoque

em até 3x de R$19,33 sem juros

à vista R$52,20 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

Introdução

Capítulo 1 – Aula, espaço e tempo do professor?

Capítulo 2 – Aula como ambiente de aprendizagem

Capítulo 3 – Aula: espaço de com-vivência e de interações entre adultos

Capítulo 4 – Aula e formação profissional

Capítulo 5 – Aula presencial na universidade com apoio de técnicas pedagógicas: organização do conteúdo da aula

Capítulo 6 – Aula presencial na universidade com apoio de técnicas pedagógicas: identificação e aplicação de diferentes técnicas

Capítulo 7 – Aula presencial na universidade com apoio de técnicas pedagógicas: para aprendizagem em ambientes profissionais

Capítulo 8 – Aula com apoio de tecnologia de informação e comunicação para as atividades presenciais

Capítulo 9 – Aula, tempo e espaço de avaliação

Capítulo 10 – Aula e mediação pedagógica

Capítulo 11 – Aula: microcosmo da formação universitária

Referências bibliográficas