Descrição
Sumário Resumido
Capítulo 1. Um laptop para cada aluno: promessas e resultados educacionais efetivos.
José Armando Valente
1.1 Introdução
1.2 Breve história do Dynabook
1.3 Disseminação dos laptops na educação
1.4 Principais resultados do uso de laptops na educação
1.5 A educação para a era da mobilidade
Referências
Capítulo 2. Indicadores para a formação de educadores para a integração do laptop na escola.
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Maria Elisabette Brisola Brito Prado
2.1 Introdução
2.2 As tecnologias e a formação de educadores
2.3 O laptop educacional e a formação de profissionais da educação
2.4 Considerações finais
Referências
Capítulo 3. Utilização do laptop educacional em sala de aula.
Mariza Mendes e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
3.1 Introdução
3.2 O laptop educacional em sala de aula
3.3 Metodologia da pesquisa
3.3.1 Resultados da pesquisa em sala de aula com o uso do laptop
educacional
3.4 Considerações finais
Referências
Capítulo 4. O uso do laptop na escola: algumas implicações na gestão e na prática pedagógica.
Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Marilene Andrade Ferreira Borges e George França
4.1 Introdução
4.2 Desenvolvimento da pesquisa
4.2.1 Eixo da infraestrutura
4.2.2 Eixo da prática pedagógica
4.2. 3 Dimensão da gestão
4.3 Considerações finais
Referências
Capítulo 5. Articulação e sintonia das instâncias de gestão: um caminho a favor da formação da escola para o uso dos laptops conectados.
George França, Leila Ramos e Marilene Andrade F. Borges
5.1 Introdução
5.2 Fundamentos teóricos
5.3 Os processos de gestão no Projeto UCA no colégio Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas
5.4 Considerações finais
Referências
Capítulo 6. A perspectiva do uso do computador no curso de biologia.
Maria Edilene Salviano de Oliveira
6.1 O ensino de Biologia no contexto atual
6.2 Vivenciando a implantação do Projeto UCA
6.3 Aliando aprendizagem e computadores
6.4 Começando um desafio
6.5 Como avaliar o pioneirismo?
Referências
Capítulo 7. A integração das tecnologias da informação e comunicação ao ensino e aprendizagem de língua estrangeira – inglês.
Fátima Maria Bagatini
7.1 Contexto
7.2 A língua inglesa e as diversas formas de comunicação nos dias atuais
7.3 Writing in English
7.4 The cine at school
7.5 Considerações finais
Referências
Capítulo 8. Aluno-monitor: trabalho colaborativo e solidário entre pares no cotidiano da sala de aula mediado pelas tecnologias.
George França, Leila Ramos e Marilene Andrade F. Borges
8.1 O aluno-monitor na escola de educação básica
8.2 Monitoria na escola: um breve recorte
8.3 O processo da monitoria no colégio Dom Alano Marie Du Noday
8.4 Monitoria mediada pelas TIC: demandas desse tempo
8.5 Considerações finais
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.