Eliane Pozzebon, Luciana Bolan Frigo, Paulo João Martins, Robson Rodrigues Lemos

Jogos Digitais e Analógicos: novas perspectivas em computação, design, educação e arte

Este livro retrata algumas das inúmeras possibilidades de uso dos jogos na sociedade contemporânea. Mais especificamente, compõe-se por doze artigos que apresentam propostas e resultados de relatos de experiência e de pesquisas desenvolvidas no âmbito interdisciplinar envolvendo um objeto em comum: o jogo.

Nesta obra, escrita a diversas mãos, reúnem-se trabalhos de discentes e docentes de diversos países da América Latina que participaram do I Simpósio Latino- Americano de Jogos (2016), organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – Campus Araranguá), Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Araranguá) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Criciúma).

Este conjunto de textos selecionados busca fomentar discussões sobre os jogos e proporcionar a pesquisadores e interessados, novas visões a cerca da interdisciplinaridade inerente neste universo para que cada um encontre novos caminhos e possibilidades no trato com esta ferramenta.

POZZEBON, Eliane; MARTINS, Paulo João; LEMOS, Robson Rodrigues; FRIGO, Luciana Bolan (org.). Jogos digitais e analógicos: novas perspectivas em computação, design, educação e arte. São Paulo: Paco 2017.
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Descrição

SUMÁRIO

1 – Estudos extraordinários em design de jogos educacionais

2 – Gamification nas organizações: estudos bibliométrico da produção científica na área

3 – Produção de jogos digitais didáticos: uma revisão sistemática da literatura

4 – Alinhando jogos digitais ao ensino da educação musical a fim de proporcionar um aprendizado significativo

5 – Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para o ensino de anatomia do membro inferior do esqueleto humano

6 – Um olhar novo para construção de personagem

7 – Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para o estudo do corpo humano no ensino fundamental

8 – Minecraft e os princípios de aprendizagem

9 – Softgame: jogo de tabuleiro como material de apoio à engenharia do Software

10 – Um estudo de caso sobre a utilização do jogo minecraft no ensino de geografia

11 – Metodologia gama aplicada ao desenvolvimento de jogo digital para o museu da Unesc

12 – Interfaceamento entre dispositivos móveis e jogos eletrônicos de computadores utilizando o acelerômetro baseado no sistema operacional android