Clóvis Roberto dos Santos

Ética, Moral e Competência dos Profissionais da Educação

Trata-se de um livro paradidático no qual, inicialmente, questiona-se o porquê da não existência de um componente curricular sobre a ética nos cursos de formação de profissionais da educação e, mesmo, de um código para o exercício da profissão, pois que, no magistério, a ética e a moral são assuntos que devem ser tratados com muita seriedade. O tema é trabalhado a partir dos modernos conceitos de ética e de moral, mas do ponto de vista humano, racional e não-confessional, para verificar sua aplicação aos profissionais da educação. A competência do professor é tratada não apenas como um dever de ofício, mas como uma exigência ética e moral na sua atuação. São analisados frases e preconceitos antiéticos, antipedagógicos e até imorais não muito apropriados para o magistério, assim como princípios para um trabalho docente de qualidade e a tipologia dos professores segundo sua didática. O livro aborda, ao final, a postura ética e moral nos cursos ou programas de pós-graduação, principalmente na relação do orientador com o orientando e da banca examinadora com o mestrando/doutorando.

SANTOS, Clóvis Roberto dos. Ética, Moral e Competência dos Profissionais da Educação. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2004.

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Descrição

Sumário

Introdução
Verdadeiro Educador (Maria S.C. de Sá Leite)

Capítulo I – Ética e Moral: Conceitos e Categorias
1.1 Conceituação de Ética e Moral
1.2 Fundamentos Estéticos, Políticos e Éticos (Protágoras – Platão)
1.3 Categorias de Ética

Leitura – A Ética
Cássio M. Fonseca

Capítulo II – Os Profissionais da Educação

Leitura – Carta de Um Direto de Escola aos Professores
Haim G. Ginott

Capítulo III – Frases que Denotam Preconceitos Pedagógicos Não Apropriados para o Exercício Ético e Moral do Magistério
Leitura – Eu Lecionei a Todos Eles
N. John Weite

Capítulo IV – Comportamento Ético e Moral do Profissional da Educação
IV.1 Dez Princípios da Ética no Trabalho
IV.2 Tipologia de Professores
IV.3 Alguns Aspectos Físicos, Éticos e Morais a Serem Considerados

Leitura – Amor: a Única Força Criativa
Eric Butterworth

Capítulo V – O Professor Competente
V.1 Considerações Preliminares
V.2 Perfil do Professor Competente
V.2.1 Área do currículo
V.2.2 Área pedagógica
V.2.3 Área de gestão de sala de aula e relacionamento interpessoal
V.2.4 Área escolar
V.3 Didática e a Competência do Professor

Leitura – O Professor de Nossos Filhos
Cláudio de Moura Castro

Capítulo VI – Código de Deveres Éticos dos Profissionais da Educação: Uma Proposta para Reflexão

Leitura – Ensinar Exige Estética e Ética
Paulo Freire

Referências

Anexo – A Postura Ética e Moral nos Cursos ou Programas de Pós-Graduação
Profa. Dra. Rogéria Toler da Silva Noronha

A.1 A Problemática Sob o Prisma dos Pós-Graduandos
A.2 As Angústias que Aparecem Durante a Elaboração do Trabalho
A.3 O Tempo de Preparo para a Defesa
A.4 A Postura Física e Ética Perante os Membros da Banca Examinadora
A.5 Onde Buscar as Soluções?
A.6 Sensação do Dever Cumprido
A.7 Referências