Marcos T. Masetto

Ensino de Engenharia: técnicas para otimização das aulas

As inovações tecnológicas são importantes para o desempenho de professores e estudantes no processo pedagógico?

Como professores e estudantes têm sido afetados pela necessidade de adotarem novas atitudes relacionadas ao aprendizado?

Qualquer que seja a área educacional, é fundamental a compreensão de que o processo de ensino deve dar mais importância ao aprendizado do que a quem transmite o conhecimento. Quando consideramos a necessidade de um envolvimento mais significativo do corpo discente, para tornar as aulas um processo dinâmico, passamos a identificar as oportunidades didáticas para uma mudança bem-vinda.

Entretanto, em termos práticos, podemos constatar que ainda não há, ou há pouco, aproveitamento adequado dos recursos pedagógicos que levem o aluno a uma efetiva participação na aula.

Todo o conteúdo de Ensino de engenharia: técnicas para otimização das aulas reflete práticas e vivências de projetos e atitudes desenvolvidas, realizadas e avaliadas por professores e alunos. São técnicas e experiências já testadas e adaptadas, cujos resultados fizeram com que os estudantes descobrissem a importância do aprendizado colaborativo.

Com o objetivo de se obter melhores resultados em relação à aprendizagem e ao aperfeiçoamento profissional, os autores produziram um conjunto de textos que atende a uma demanda latente entre os professores dos cursos de Engenharia — necessidade que tem aumentado numa área de ensino que prima pela busca de experiências inovadoras.

MASETTO, Marcos T. (org.) et al. Ensino de engenharia. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2007.

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Descrição

Sumário

1 Técnicas diferenciadas colaboram para a aprendizagem na engenharia?
Marcos T. Masetto

Vinculação das técnicas aos objetivos de aprendizagem
A postura do professor na aplicação das técnicas
O processo de avaliação coerente com o uso das tecnologias
Encerrando esta reflexão
Referências

2 Ensino de Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
Cristiana Abud da Silva Fusco
Referências

3 O Cálculo Diferencial e Integral — aprendizagem aplicada
Janice Valia de los Santos
3.1 Introdução
3.2 O Cálculo como linguagem interdisciplinar
3.3 O dia-a-dia das aulas de Cálculo
3.4 A articulação entre as disciplinas do ciclo básico por meio do Cálculo: procurando eliminar as fronteiras
3.5 Exemplificando as práticas
3.5.1 Assunto: equações diferenciais ordinárias
3.6 Caminhos na aprendizagem em Engenharia
Referências

4 Como futuros engenheiros mecânicos podem aprender sobre Materiais Metálicos?
Rodrigo Magnabosco

Referências

5 Experiências em disciplinas do curso de Engenharia Elétrica, com ênfase em Energia
José Aquiles Baesso Grimoni

5.1 Atividades da disciplina Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade
5.2 Atividades da disciplina Instalações Elétricas I
5.3 A disciplina Usos de Energia Elétrica
5.4 A disciplina Tecnologia de Ensino de Engenharia
5.5 Orientação de projetos de formatura
Referências

6 Aprendendo Mecânica dos Fluidos por meio da escola da vida
Raimundo Ferreira Ignácio
Referências

7 Estratégias empregadas em uma disciplina de graduação do curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP
Sergio Duarte Brandi
7.1 Características da disciplina
7.2 Motivação para a mudança na metodologia da disciplina
7.3 Algumas estratégias de aula empregadas na disciplina
7.3.1 A primeira aula
7.3.2 A técnica da eliciação com música no início de cada aula
7.3.3 Atividade em pequenos grupos: a estratégia do GV-GO (grupo de verbalização/grupo de observação)

Atividade em pequenos grupos: a estratégia dos grupos de oposição
Atividade em pequenos grupos: a estratégia do painel integrado com música
Os tipos de avaliação empregados
A última aula
A avaliação global da disciplina pelos alunos
Interesse pela disciplina
O interesse pela disciplina teve altos e baixos ou foi mantido constante?
Critério de avaliação da disciplina
Diferença com outras disciplinas
O que o curso acrescentou para você?
Considerações finais
Referências

8 O estágio e o ensino de Engenharia
Claudio Roberto de Freitas Pacheco e Marcos T. Masetto

O estágio na educação cooperativa
Estrutura operacional
A parceria empresarial
A formalização do estágio
Referências sobre cursos cooperativos
Sites de escolas que oferecem cursos cooperativos
9 Como incorporar e explorar processos de avaliação em sintonia com as novas perspectivas pessoais e profissionais, em disciplinas de um curso de Engenharia
Osvaldo Shigueru Nakao e Hernani Luiz Brinati

Introdução
Atividades na disciplina PNV-2100 Introdução à Engenharia
A formação do cidadão
A proposta de avaliação incorporada na disciplina PNV-2100
Habilidades desenvolvidas
Dificuldades sentidas pelos alunos
Conclusões
Referências

10 O uso da tecnologia da informação para melhoria da eficiência instrucional: o caso das disciplinas de Desenho
Eduardo Toledo Santos

Introdução
Gabaritos eletrônicos
Modelos 3D interativos
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo Didático (LCMS)
Desenhando on line
Conclusões
Referências

11 Práticas de eletricidade e eletrônica: motivando alunos do 2 ano do curso de Engenharia Elétrica para as atividades relacionadas com sua profissão
Denise Consonni

Objetivos
Metodologia
Destaques sobre a disciplina
Avaliação
Referências