George Veletsianos

Emergência e Inovação na Aprendizagem Digital: fundamentos e aplicações

Os sistemas educacionais em todo o mundo estão enfrentando enormes transformações como resultado de mudanças socioculturais, políticas, econômicas, demográficas e tecnológicas. Em particular, as tecnologias emergentes (mídias sociais, jogos sérios, software adaptativo) e práticas emergentes (abertura, modelagem do usuário) foram anunciadas como se proporcionassem oportunidades para transformar a educação, a aprendizagem e o ensino. Essas discussões muitas vezes postulam que novas ideias — sejam tecnologias ou práticas — abordarão problemas educacionais (livros didáticos abertos talvez tornem a faculdade mais acessível) ou fornecerão oportunidades para repensar as maneiras como a educação é organizada e implementada (por exemplo, a coleta e a análise de big data podem permitir que os designers desenvolvam algoritmos que forneçam feedback inicial e crítico para alunos em risco). No entanto, as maneiras como as inovações e práticas emergentes são usadas em contextos de aprendizagem digital são muito mais complexas e elusivas. Neste livro, eu combino o trabalho associado à emergência na educação online para conceituar, projetar, criticar, aprimorar e compreendê-la. Este volume organizado reúne experiências internacionais, conhecimento disperso e perspectivas multidisciplinares para uso por membros de comunidades de pesquisa e profissionais de aprendizagem digital inovadora.

VALETSIANOS, George. (org.). Emergência e inovação na aprendizagem digital: fundamentos e aplicações. Tradução: João Mattar e David Wesley Amado Duarte. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2021.

Download gratuito

R$0,00

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

AGRADECIMENTOS

INTRODUÇÃO
George Veletsianos

PARTE 1: FUNDAMENTOS

1 AS CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS DE TECNOLOGIAS EMERGENTES E PRÁTICAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO DIGITAL
George Veletsianos

2. COMPLEXIDADE, DESORDEM E AINDA-NÃO: ENSINO ONLINE COM TECNOLOGIAS EMERGENTES
Jen Ross e Amy Collier

3. TEORIAS PARA APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIAS EMERGENTES
Terry Anderson

4. MODELOS PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES
Royce Kimmons e Cassidy Hall

5. MÚLTIPLOS PAPÉIS DE APRENDIZAGEM EM UMA ERA CONECTADA: QUANDO A DISTÂNCIA SIGNIFICA MENOS DO QUE NUNCA
Elizabeth Wellburn e B. J. Eib

PARTE 2: APLICAÇÕES

6. MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS E ANÁLISE DA APRENDIZAGEM: POTENCIAL E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO ONLINE
R. S. Baker e P. S. Inventado

7. PRÁTICAS EMERGENTES: DOIS ESTUDOS DE CASO NO MOODLE EM EDUCAÇÃO ONLINE
Andrew Whitworth e Angela D. Benson

8. QUESTÕES SOBRE PESQUISA, DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES PESSOAIS DE APRENDIZAGEM
Trey Martindale eMichael Dowdy

9. PROJETANDO UMA APRENDIZAGEM SOCIAL E ABERTA
Alec Couros e Katia Hildebrandt

10. O FENOMENAL MOOC: EFEITOS SOCIOCULTURAIS DE UM MODELO DE APRENDIZAGEM MARGINAL
Rolin Moe

11. TECNOLOGIAS BASEADAS EM ARTES CRIAM COMUNIDADE EM CURSOS ONLINE
Beth Perry e Margaret Edwards

PENSAMENTOS FINAIS
George Veletsianos

SOBRE OS AUTORES

SOBRE OS TRADUTORES