Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Raquel Rosan Christino Gitahy, Renata Aquino Ribeiro

Educação, Formação e Pesquisa na Era Digital: reflexões e práticas em ambientes virtuais de aprendizagem

Como podem ser concebidas a educação, a pesquisa e a formação docente na era digital?

Este livro, fruto de investigações desenvolvidas pelo GEPECeT — Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias, procura analisar e compreender os fundamentos, os encaminhamentos, os impactos e as perspectivas para a construção do conhecimento nas distintas formas de aprender e ensinar com as tecnologias contemporâneas. Nesse sentido, discute e analisa a formação inicial e continuada de professores em relação ao trabalho com as tecnologias digitais no contexto escolar, da educação básica ao ensino superior.

Dentre os principais temas explorados no livro, destacam-se: mudanças e inovação nas práticas pedagógicas e nos contextos educacionais; aprendizagem colaborativa; autoria; metodologias ativas e tecnologias; projetos articulados às tecnologias digitais de informação e comunicação; recursos educacionais abertos (REAs); recursos educacionais digitais; jogos digitais e gamificação; educação a distância; ensino híbrido e blended learning; redes sociais (como Facebook e WhatsApp) como espaços educativos; TIMS — Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio; ensino de Libras e educação de surdos; acessibilidade digital, tecnologias assistivas e inclusão.

Esta obra originou-se da parceria entre pesquisadores/formadores inquietos, sonhadores, persistentes e ousados que buscam, em seus espaços de atuação, a descoberta e a análise de diferentes tecnologias e ambientes de aprendizagem nos quais os sujeitos em formação possam assumir o protagonismo, a autoria e o aprender a aprender com seus pares e formadores.

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima et al (org.). Educação, formação e pesquisa na era digital: reflexões e práticas em ambientes virtuais de aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018.

FRETE INCLUSO  PARA TODO O BRASIL

R$59,00

em até 3x de R$19,67 sem juros

à vista R$53,10 via depósito ou PIX

Descrição

Sumário

1. Metodologias Ativas e Tecnologias: em busca de práticas inovadoras no contexto do ensino superior

2. O Professor e as TIMS no Cenário da Educação Superior

3. Formação Inicial de Professores: a utilização da rede social Facebook como ferramenta para interações colaborações e pesquisas

4. A Formação Permanente de Professores na Rede Social WhatsApp: relato do “Curso Libras 2015”

5. Os Projetos de Trabalho e as TDICs (WhatsApp) na Educação de Surdos: diálogos com o professor especialista

6. A Gamificação no Ensino Superior: em busca de inovações nas práticas pedagógicas

7. Gamificação para a Capacitação de Membros e Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT–2): o que pode ser implementado no Moodle 2.5

8. Os Recursos Educacionais Abertos (REA) no Contexto do Ensino Superior: oportunidade e desafios

9. Recursos Educacionais Digitais

10. A Formação do Pedagogo em Ambientes Virtuais e a Construção de Recursos Educacionais Digitais: aprendizagem colaborativa e autoria

11. Educação a Distância e a Semipresencialidade: potencialidades do AVA nas práticas pedagógicas no curso de Enfermagem

12. A Acessibilidade Digital e a Construção de Espaços Virtuais na Perspectiva Inclusiva: reflexões preliminares

Informação adicional

Organizador (es)

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Raquel Rosan Christino Gitahy, Renata Aquino Ribeiro

Edição

Ano de Publicação

2018

Editora

Artesanato Educacional

Nº de páginas

256

ISBN

9788564803138

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.