ALINE M. DE M. R. REALI, Daniel Mill

Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos

Esta coletânea é composta por artigos sobre a modalidade de Educação a Distância e a incorporação de tecnologias digitais no âmbito educacional. A partir da consideração de temas emergentes – acerca das implicações da modalidade a distância para o ensino presencial, a docência e trabalho docente, o desenvolvimento de recursos tecnológicos e de comunicação e gestão dos sistemas, entre outros – os textos promovem reflexões sobre os sujeitos, saberes e processos no contexto da Educação a Distância e da educação presencial mediadas por tecnologias digitais.     A obra está organizada em três seções, sendo cada uma composta pelos seguintes temas:
Seção 1: aspectos macroscópicos da Educação a Distância e tecnologias digitais;  Seção 2: aspectos teórico-metodológicos relativos à produção de conhecimentos envolvendo pesquisas na área da Educação a Distância e tecnologias digitais;  Seção 3: análises sobre sujeitos e aspectos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na Educação a Distância e/ou com a incorporação de tecnologias digitais.
Esta coletânea é resultante dos trabalhos apresentados no I Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED) e no Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (EnPED), eventos de caráter científico-tecnológico organizados pela Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos em parceria com o Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). O evento SIED:EnPED:2012 objetivou promover um debate sobre ensino e pesquisa na modalidade de Educação a Distância e o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias digitais.

REALI, Aline M. de M. R.; MILL, Daniel. (orgs.). Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos: múltiplos enfoques. 1. ed. São Carlos, SP: EduFSCar, 2014.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$47,00

Em estoque

em até 3x de R$15,67 sem juros

à vista R$42,30 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

Apresentação: a propósito da Educação a Distância e da incorporação das tecnologias digitais na educação

Seção 1. Educação a Distância e Tecnologias Digitais: aspectos macroscópicos
Capítulo 1. Modelos de organização da EaD e suas contribuições para a democratização do conhecimento
Capítulo 2. O impacto da educação a distância nos países de grande crescimento econômico como o Brasil
Capítulo 3. Educação híbrida: a chave da inovação nas universidades canadenses
Capítulo 4. A universidade no século XXI: principais desafios e estratégias
Capítulo 5. Institucionalização da educação a distância no Ensino Superior público brasileiro: desafios e estratégias
Capítulo 6. Espaço e tempo, distância e presença: conceitos para pensar a formação humana

Seção 2. Educação a Distância e Tecnologias Digitais: a pesquisa em foco
Capítulo 7. A pesquisa em EaD nos últimos cinco anos: a agenda internacional
Capítulo 8. Reflexões sobre os conceitos e fundamentos de pesquisa em educação a distância
Capítulo 9. Formadores de professores e educação a distância: algumas aprendizagens
Capítulo 10. Promover inclusão social na cibercultura e educar em nosso tempo

Seção 3. Educação a Distância e Tecnologias Digitais: pesquisas e experiências
Capítulo 11. Docência na educação contemporânea: um olhar sobre a metodologia de mediação on-line
Capítulo 12.Tutor é docente da EaD?
Capítulo 13. Um olhar interno para os recursos do Moodle: algumas considerações sobre participação e interação
Capítulo 14. Multiletramentos de alunos de Ciência da Computação da UFOP: possibilidades e práticas acadêmicas
Capítulo 15. O potencial das mídias sociais na formação a distância: o perfil e o interesse de estudantes e de profissionais de EaD
Capítulo 16. Educação a distância e as novas estratégias pedagógicas: ferramentas da Web 2.0 e estilos de aprendizagem
Capítulo 17. Organização de eventos por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação: relato de experiência do
SIED:EnPED: 2012

Material Complementar