Descrição
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 Motivações e Trajetória
1.2 Contexto da Pesquisa
1.3 Problematização
1.4 Objetivos
1.5 Estrutura do Livro
2 FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA E NA CULTURA DIGITAL
2.1 O Digital: uma cultura em construção
2.1.1 Cultura da Internet
2.1.2 Cultura digital na educação
2.1.3 Cultura digital e currículo: web currículo
2.2 Formação Inicial dos Professores no Contexto Contemporâneo
2.3 O Professor na Cultura Digital
3 CONCEPÇÕES, TRAJETÓRIA E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA
3.1 Abordagem da Pesquisa
3.2 Coleta de Dados
3.3 Revisão de Literatura: Contexto dos Programas de Pós-graduação em
Educação nas Investigações sobre Tecnologias na Formação de Professores
3.3.1 Definição dos protocolos de busca da Revisão de Literatura
3.3.2 Levantamento nos bancos de dados
3.3.3 Pré-análise dos dados obtidos
3.4 Questionário de Caracterização dos Sujeitos da Pesquisa (Q1)
3.5 Questionário sobre as Concepções dos Alunos a Respeito do Uso Pedagógico das TDIC (Q2)
3.6 Entrevista Coletiva
4 ANÁLISE DOS DADOS E RESULTADOS
4.1 Análise da Revisão de Literatura
4.2 Análise do Questionário (Q1) de Caracterização dos Sujeitos da Pesquisa
4.3 Análise do Questionário sobre as Concepções dos Alunos a Respeito do Uso Pedagógico das TDIC (Q2)
4.3.1 Bloco 1 — Benefícios das TDIC para a aprendizagem
4.3.1.1 Utilidade das tecnologias para o trabalho pedagógico
4.3.1.2 Tecnologia como facilitadora do trabalho pedagógico
4.3.1.3 Contribuição das TDIC para a aprendizagem
4.3.1.4 Utilização das tecnologias na prática pedagógica
4.3.1.5 Percepção sobre o desempenho na utilização das TDIC em situações educativas
4.3.1.6 Aprendizagem a distância
4.3.2 Bloco 2 — Influência social para o uso das TDIC na prática pedagógica
4.3.2.1 Uso das tecnologias pelos professores do curso
4.3.2.2 Percepção sobre o incentivo do curso quanto ao uso das tecnologias digitais para fins pedagógicos
4.3.2.3 Influência externa do mercado profissional quanto à apropriação tecnológica no trabalho pedagógico com aporte das TDIC
4.3.3 Bloco 3 — Formação para o uso das TDIC em ações educativas
4.3.3.1 Autoavaliação dos conhecimentos sobre a utilização das tecnologias digitais em situações educativas
4.3.3.2 Insegurança sobre desenvolver um trabalho pedagógico com aporte das tecnologias digitais 4.3.3.3 Intenção de usar a tecnologia na educação depois de formado
4.4 Análise da Entrevista Coletiva
4.4.1 Cultura digital na vida
4.4.1.1 Relações cotidianas com as tecnologias digitais
4.4.1.2 Novos paradigmas em construção
4.4.1.3 Produção na cultura digital
4.4.2 Formação na cultura digital
4.4.2.1 Formação para o uso das tecnologias digitais
4.4.2.2 Tecnologias digitais no curso e o estudo a distância
4.4.3 Práticas pedagógicas na cultura digital
4.4.3.1 Papel do pedagogo na cultura digital
4.4.3.2 Currículo e tecnologias digitais
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Avaliações
Não há avaliações ainda.