Descrição
Sumário
Capítulo 1 Introdução
1.1 Desafio
1.2 Educação de Adolescentes: Missão Impossível?
Capítulo 2 Adolescência
2.1 História Social da Adolescência
2.2 Puberdade e Adolescência em Freud
2.2.1 Puberdade e/ou adolescência
2.2.2 A puberdade nos “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”
2.2.3 “Conferência XXI – O desenvolvimento da libido e as organizações sexuais” (1916-1917)
2.2.4 Puberdade… mais ainda…
2.2.5 Puberdade… concluindo?
2.3 Lacan e “O Despertar da Primavera”
2.3.1 A puberdade e a adolescência em “O seminário V”
2.3.2 “O despertar da primavera”: comentário de 1974
2.3.3 “Não há relação sexual”
2.3.4 A sexuação
2.3.5 Os Nomes-do-Pai
2.3.6 Concluindo
2.4 Adolescência entre os Lacanianos
2.5 Transferência na Adolescência: Efeitos na Clínica e na Escola
Capítulo 3 O Mestre
3.1 A Transferência e o Professor no Lugar de Ideal-do-Eu
3.2 A Transmissão: Entre o Dever e o Desejo
3.3 O Mestre: Uma Questão de Discurso
3.4 O “Bom Professor” sob a Ótica e a Ética Psicanalítica
Capítulo 4 O Mestre de Adolescentes: Abordagem Psicanalítica
4.1 O Mestre de Adolescentes em Freud
4.1.1 O suicídio dos jovens vienenses
4.1.2 Freud em “Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar”
4.2 O Mestre de Adolescentes: Reflexões dos Lacanianos
Capítulo 5 Instante de Ver: Escutando o Professor de Adolescentes
Capítulo 6 Tempo de Compreender: Discussão das Entrevistas
6.1 O Papel de Mestre Tem Valor!
6.2 O Mestre e a Adolescência dos Professores
6.3 A Adolescência na Visão dos Mestres
6.4 A Transmissão É Viva
6.5 Circulação Discursiva
Capítulo 7 Momento de Concluir
Referências Bibliográficas
Avaliações
Não há avaliações ainda.