Descrição
SUMÁRIO
PARTE I FRAMEWORK TEÓRICO
Capítulo 1 DIMENSÃO TECNOCIENTÍFICA
Organização do currículo para a produção de conteúdos educacionais
Tipologia de conteúdos educacionais
Objetivos educacionais e competências
Estruturação e sequenciamento de conteúdos educacionais
Capítulo 2 DIMENSÃO PEDAGÓGICA
Fundamentos epistemológicos
Para além da pedagogia
Capítulo 3 DIMENSÃO COMUNICACIONAL
O modelo clássico de comunicação
Diálogo didático simulado
Matrizes de pensamento e linguagem
Gêneros e formatos
Mídias
Capítulo 4 DIMENSÃO TECNOLÓGICA
Tecnologias e mídias
Gerações tecnológicos em educação
Sistemas para gerenciamento da aprendizagem
Inovação e tecnologias emergentes
Ferramentas para produção de mídias
Tecnologias assistivas
Capítulo 5 DIMENSÃO ORGANIZACIONAL
O enfoque sistêmico na produção de conteúdos educacionais
Modelos de produção de conteúdos educacionais
Gestão de projetos
PARTE II GESTÃO DA PRODUÇÃO
Capítulo 6 GESTÃO DE PROJETOS
Visão geral de projetos
Metodologia de gestão de projetos
A gestão de projetos e o design instrucional
Capítulo 7 DESIGN INSTRUCIONAL
Visão panorâmica do design instrucional
Modelos de design instrucional
Fases do processo de design instrucional
O design instrucional e a gestão de projetos
Capítulo 8 O PLANO DO PROJETO
O triângulo de prioridades da gestão de projetos
Estrutura do plano de projeto
- 1. Declaração do escopo
- 2. Estimativa dos prazos
- 3. Estimativa de custo
- 4. Planejamento das demais áreas
Apêndice ao
Capítulo 8 O PLANO DO PROJETO INTEGRADO
- 1. Declaração do escopo
- 2. Estimativa dos prazos
- 3. Estimativa de custo
- 4. Planejamento das demais áreas do projeto
PARTE III ATIVIDADES DA PRODUÇÃO
Capítulo 9 ANÁLISE CONTEXTUTUAL
Visão geral da análise contextual
Análise das necessidades de aprendizagem
caracterização do público-alvo
Levantamento de potencialidades e restrições institucionais
Encaminhamento à solução
Capítulo 10 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Apresentação de conteúdos e produção de atividades
Metamodelo educacional
Portfólio de conteúdos educacionais
Texto para mídia impressa
Hipertexto
Imagens
Áudio
Multimídia
Vídeo
Capítulo 11 AUTORIA
Autoria e criação
Estratégias de criação de conteúdos educacionais
Construção da retórica instrucional
Capítulo 12 ROTEIRIZAÇÃO
Atividade de roteirização
Roteirização de texto para mídia impressa
Roteirização de hipertexto
Roteirização de imagens
Roteirização de áudio
Roteirização de multimídia
Roteirização de vídeo
Capítulo 13 PRODUÇÃO DE MÍDIAS
Produção gráfica e digital
Produção multimídia
Produção de áudio
Produção de vídeo
Capítulo 14 AVALIAÇÃO
Avaliação da aprendizagem
Avaliação da qualidade dos conteúdos produzidos
UMA PALAVRA FINAL
ÍNDICE REMISSIVO
ÍNDICE ONOMÁSTICO
ÍNDICE DE ORGANIZAÇÕES
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