Elizabete Ramalho Procópio

Tecnologias e Formação de Professores: Implicações da Educação a Distância

A formação de professores por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) suscita discussões sobre suas possibilidades e desafios no contexto educacional brasileiro. Para sabermos se professores formados por meio das TIC tendem a usar mais as tecnologias como um recurso pedagógico, a presente pesquisa foi realizada com alunos-professores formados no curso de Pedagogia pelo polo de Educação a Distância. Assim, nesta obra são discutidas a emergência do espaço virtual e a formação de professores nesse contexto, bem como a cultura das novas gerações e as novas maneiras de compreensão dessas crianças e jovens. Evidenciam-se também as possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto escolar pelos professores formados por meio da EaD e as possíveis dificuldades encontradas nas diferentes escolas pesquisadas. Aqui fica o convite para o leitor analisar as páginas que se seguem e refletir sobre um caminho que se firma como uma possibilidade para a formação de professores no Brasil.

PROCÓPIO, Elizabete Ramalho. Tecnologias e formação de professores: implicações da educação a distância. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017.

FRETE INCLUSO

R$49,00

Em estoque

em até 3x de R$16,33 sem juros

à vista R$44,10 via depósito

Categorias: ,

Descrição

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1 – ESCOLA, NOVAS GERAÇÕES E TECNOLOGIAS
1.1 – Algumas considerações sobre o conceito de modernidade
1.2 – Novas Gerações e Tecnologias
1.3 – A cultura das novas gerações

CAPÍTULO 2 – A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
2.1 – A formação de professores e sua relação com a tecnologia

CAPÍTULO 3 – O MÉTODO
3.1 – O curso de graduação a distância em Pedagogia e o pólo de Cataguases
3.2 – Os sujeitos da pesquisa
3.3 – Os procedimentos metodológicos

CAPÍTULO 4 – O PROFESSOR FORMADO EM EAD E SUA PRÁTICA: ANÁLISE DOS DADOS
4.1 – Análises dos questionários
4.2 – Análises das entrevistas
4.3 – Fatores prejudiciais a integração das TIC no ambiente escolar
4.4 – A utilização das TIC na escola em situações de desafio
4.5 – Reflexões dos alunos em EAD sobre sua própria formação
4.6 – Considerações finais sobre as análises

Informação adicional

Peso 0.200 kg
Dimensões 21 × 15 cm
Autor (es)

Elizabete Ramalho Procópio

Edição

Editora

Appris

Ano de Publicação

2017

Nº de páginas

109

ISBN

9788547304041

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.