Paulo Blikstein, Rodrigo Barbosa e Silva

Robótica Educacional: experiências inovadoras na educação brasileira

Esta obra aborda o aprendizado da robótica educacional em escolas do meio urbano e rural, universidades e espaços informais brasileiros. Dentro dessa diversidade de experiências, a robótica pode ser vista como ferramenta para abrir a “caixa preta” das tecnologias contemporâneas, como ferramenta de construção de máquinas digitais, como base para construção de novas ideias e como um rico e inovador ambiente de aprendizado individual e colaborativo.
Assim, os autores discutem assuntos como a pedagogia de Paulo Freire, pesquisas acadêmicas sobre robótica, relatos de experiências com a versão brasileira da GoGo Board (BR-GoGo), robótica aberta, software livre, robótica com sucata, uso de novos materiais e tecnologias, internet das coisas, trabalho em equipe e trabalho remoto, entre outros.

SILVA, Rodrigo Barbosa; BLINKSTEIN, Paulo. (orgs.). Robótica educacional: experiências inovadoras na educação brasileira. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2020.

FRETE INCLUSO

R$78,00

Em estoque

em até 3x de R$26,00 sem juros

à vista R$70,20 via depósito

Descrição

SUMÁRIO

Iniciais

PARTE I – EDUCAÇÃO E MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS
Capítulo 01
. Não há computação sem suputares: valores necessários ao poder, ao fazer, ao querer e ao saber computar
Capítulo 02. Investigação em robótica na educação brasileira: o que dizem as dissertações e teses
Capítulo 03. Uma experiência de implementação de robótica e computação física no Brasil
Capítulo 04. Uma revisão sistemática do uso de brinquedos de programar e kits robóticos: pensamento computacional com crianças de 3 a 6 anos

Parte II – ROBÓTICA LIVRE
Capítulo 05.
 Jabuti Edu: uma plataforma livre de acesso à robótica educacional
Capítulo 06. Robótica pedagógica livre e artefatos cognitivos na/para a construção do conhecimento

PARTE III – RELATOS
Capítulo 07.
 Relato de experiência sobre a implementação do projeto Robótica Educacional em uma escola rural
Capítulo 08. Uma aplicação da plataforma robótica Jabuti Edu como recurso pedagógico na aprendizagem de física no ensino médio
Capítulo 09. Da roca à máquina de costura: formação de professores, robótica livre e implantação de FabLearn em uma escola de ensino médio do Sesi-RS
Capítulo 10. Avaliação de projetos de tecnologias digitais na educação pública brasileira: experiência do programa Escolas Rurais Conectadas

PARTE IV – LABORATÓRIOS VIRTUAIS
Capítulo 11.
 A construção de experimentos remotos e a aprendizagem de jovens
Capítulo 12. Consórcio de laboratórios remotos para a prática da robótica educacional – LabVAD

PARTE V – PRÁTICAS EMERGENTES E EM GRUPOS
Capítulo 13. 
Robótica mole: o estado da arte e um roteiro para makers
Capítulo 14. Um modelo de oficinas de IoT para estudantes do ensino médio
Capítulo 15. A experiência do grupo acadêmico de robótica ITAndroids

PARTE VI – DEMOCRATIZAÇÃO E INSERÇÃO DE MINORIAS
Capítulo 16.
 Sobre experiências, críticas e potenciais: computação física educacional e altas habilidades
Capítulo 17. Programe um robô super-herói: ensinando computação física em oficinas de pais e filhos

Informação adicional

Peso 0.590 kg
Dimensões 17.5 × 24.5 cm
Autor (es)

Paulo Blikstein, Rodrigo Barbosa e Silva

Edição

Editora

Penso

Ano de Publicação

2020

Nº de páginas

328

ISBN

9788584291885

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.