César Augusto Bridi Filho, Fabiane De Souza Bridi, Newra Tellechea Rotta

Neurologia e Aprendizagem Abordagem Multidisciplinar

O desenvolvimento neurológico pode ser modificado pela aprendizagem? Quais são os fatores que interferem nesse processo? Cognição, aprendizagem e desenvolvimento neural estão interligados? Ou são elementos diferentes que se sobrepõem?

O complexo processo cognitivo aparece neste livro sob a forma de intervenções práticas nos processos clínicos e em diferentes concepções teóricas. A partir dos relatos de profissionais de áreas como neurologia, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, é possível construir novas formas de pensar e agir clinicamente. Esta obra mostra como, por meio do lúdico, novos caminhos neurais e subjetivos tomam forma e possibilitam que crianças reconfigurem seus modos de aprender, viver e compreender o mundo.

  • Temas abordados neste livro:
  • Transtorno do espectro autista;
  • Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade;
  • Deficiência intelectual;
  • Paralisia cerebral;
  • Transtornos específicos da aprendizagem: dislexia e discalculia;
  • Transtornos motores: dispraxias;
  • Dificuldades ligadas às funções executivas;
  • Tecnologias assistivas e reabilitação para crianças com transtornos do desenvolvimento.

ROTTA, Newra Tellechea. BRIDI FILHO, César Augusto. BRIDI, Fabiane de Souza. (org.). Neurologia e aprendizagem: abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2016.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$108,00

Fora de estoque

Categorias: ,

Descrição

SUMÁRIO

Capítulo 1. Sobre o aprender e suas relações: interfaces entre neurologia, psicologia e psicopedagogia
Capítulo 2. Investigação precoce do transtorno do espectro autista: sinais que alertam para a intervenção
Capítulo 3. Identificação precoce do transtorno do espectro autista e diagnóstico diferencial: estudo de caso
Capítulo 4. Elementos para a compreensão da construção da linguagem em sujeitos com transtorno do espectro autista: neurologia, psicologia e psicopedagogia
Capítulo 5. Elementos neuropsicológicos do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
Capítulo 6. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e intervenção pedagógica: o caso “Vine, o corpo falando”
Capítulo 7. A integração sensorial na intervenção terapêutica com crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
Capítulo 8. Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e intervenção psicopedagógica: fragmentos de um caso
Capítulo 9. Dificuldades intelectuais leves no desempenho escolar e social: funcionamento intelectual borderline
Capítulo 10. Por entre fábulas, rãs e grilos: sobre as possibilidades criativas do espaço psicopedagógico
Capítulo 11. Inclusão escolar de aluno com paralisia cerebral utilizando as tecnologias de informação e comunicação
Capítulo 12. Neurologia e fisioterapia na multidisciplinaridade da paralisia cerebral: relato de intervenção
Capítulo 13. Dificuldade de escrita associada com disfunção neuromotora em criança prematura: psicopedagogia e neurologia integradas no diagnóstico e na intervenção
Capítulo 14. Dislexia: varlendo contra o vento
Capítulo 15. Inferências na compreensão de narrativas e áreas cerebrais ativadas – como danos na “rede do protagonista” contribuem para as dificuldades de compreensão leitora
Capítulo 16. Discalculia e intervenção psicopedagógica: Alan – o aprendiz na conexão dos números
Capítulo 17. Relação entre aprendizagem e disfunções executivas em crianças e adolescentes com transtorno bipolar
Capítulo 18. Dispraxias: aspectos teóricos e de intervenção psicopedagógica
Capítulo 19. Transtorno do espectro autista: aspectos da intervenção multidisciplinar

Informação adicional

Dimensões 17,5 × 25 cm
Organizador (es)

César Augusto Bridi Filho, Fabiane De Souza Bridi, Newra Tellechea Rotta

Edição

Ano de Publicação

2016

Editora

Grupo A

Selo

Artmed

Nº de páginas

332

ISBN

9788582712672

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.