Marilene Santana dos Santos Garcia

Mobilidade tecnológica e planejamento didático

A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.

O livro introduz o leitor no universo da mobilidade tecnológica, fornecendo, além de conhecimentos teóricos, orientações sobre como desenvolver planejamentos de ensino e projetos educacionais nos quais as tecnologias móveis podem ter um papel de destaque para a qualidade da aprendizagem e do ensino.

A partir da leitura desta obra, espera-se que os professores possam avançar em suas reflexões acerca do uso de dispositivos móveis no ambiente escolar e sejam incentivados a colaborar no desenvolvimento de projetos que envolvam seus alunos nas novas abordagens tecnológicas.

GARCIA, Marilene Santana Santos. Mobilidade tecnológica e planejamento didático, 1. ed. São Paulo: Senac SP, 2018.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$91,00

Em estoque

em até 3x de R$30,33 sem juros

à vista R$81,90 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

Capítulo 1 – A modalidade tecnológica na vida atual

    1. A influência dos mobiles no cotidiano das pessoas
    2. As experiencias tecnológicas no mundo de hoje

Capítulo 2 – O mundo virtual e a nova cidadania

    1. Divisões entre o real e o virtual
    2. O novo cidadão
    3. Usos de tecnologia
    4. Mudanças de paradigmas na educação

Capítulo 3 – Conflitos entre mobilidade tecnológica e planejamento didático

    1. Juventude e tecnologia
    2. O uso que os jovens fazem da tecnologia: uma pesquisa internacional
    3. Conflitos no cotidiano escolar

Capítulo 4 – Estado, escola e mobilidade tecnológica

  1. Leis estaduais dos celulares e dos dispositivos móveis
  2. Os reflexos nos projetos políticos pedagógicos e nos regimentos escolares
  3. Flexibilidade e diálogo

Capítulo 5 – Planejando a nova educação

  1. Reflexões sobre o consumo e a produção cultural infantil
  2. OS novos papéis da escola e dos professores
  3. A urgência de novos princípios para o planejamento didático

Capítulo 6 – Conceitos básicos para orientar os planejamentos didáticos

  1. Contextualização das tecnologias da informação e da comunicação móveis e sem fio (TIMs)
  2. Variedade de dispositivos móveis
  3. E-learning, m-learning e u-learning
  4. Questões de ordem epistemológica e pedagógica

Capítulo 7 – Construindo um planejamento didático

  1. A importância do planejamento para a ação didática
  2. Etapas de um planejamento didático que envolva as TIMs
  3. Benefícios e limitações do m-learning e do u-learning

Capítulo 8 – Tecnologias disponíveis para o planejamento didático

  1. Principais tecnologias digitais
  2. Computação móvel
  3. Tecnologias de localização e perfis de usuários
  4. Computação ubíqua

Capítulo 9 – Metodologias de m-learning e u-learning

  1. Cotextos de aprendizagem
  2. Metodologias problematizadoras
  3. Exemplos de práticas pedagógicas

Capítulo 10 – Mediação e interação pedagógica relacional

  1. Concepções e epistemológicas
  2. Acompanhamento e avaliação

Capítulo 11 – Um modelo pedagógico para m-learning e u-learning

  1. Experiência educacional com m-learning e u-learning
  2. Possibilidades e limites

Capítulo 12 – Derivações e complementações do planejamento didático usando as TIMs

  1. Planos de ensino
  2. Planos de aula
  3. Projetos educacionais
  4. Jogos na educação

Capítulo 13 – As bases de dados e as informações para planejar

  1. Como ensinar por meio das bases de dados?
  2. Bases de busca na internet
  3. Bibliotecas virtuais

Capítulo 14 – Reflexões sobre didática e ensino docente

  1. Os novos tempos e as atividades docentes
  2. Formação docente
  3. Formação docente em EAD

Capítulo 15 – Comunicações e interação

  1. Por que dominar a conhecer as formas de comunicação e interação por meio de TIMs?
  2. Variedades e finalidades das comunicações e interações

Capítulo 16 – Comunicação de conteúdos

  1. Criação de documentos eletrônicos
  2. Variedade conceptiva de conteúdos e documentos
  3. Um caso prático: construção de infográfico

Informação adicional

Organizador (es)

Marilene Santana dos Santos Garcia

Edição

Editora

Senac SP

Ano de Publicação

2018

Nº de páginas

366

ISBN

9788539624522

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.