Hércules Tolêdo Corrêa, Márcia Ambrósio

Mediação Tecnológica e Formação Docente

Este livro reúne textos de diferentes autores da área em um debate sobre a mediação tecnológica e a formação docente, dialogando com as diretrizes para a educação básica, na busca de possibilidades metodológicas para a EaD. Tem como propósito desvelar o avanço das práticas pedagógicas na Educação a Distância, procurando melhorias na qualidade da educação oferecida nas escolas da rede pública de educação básica do Brasil e contribuindo para a formação de professores, nos cursos de licenciatura mediados pelas tecnologias digitais. Ademais, enfatiza práticas exitosas e estimula novas experiências acadêmicas em ambientes virtuais de aprendizagem. Desse modo, focaliza os seguintes aspectos:

  1. a mediação tecnológica na formação docente; 2. a importância da linguagem e suas disciplinas na formação de pedagogos; 3. a questão dos letramentos na produção de materiais didáticos para uso na EaD; 4. a avaliação na EaD, em diferentes áreas do conhecimento e o uso do portfólio/webfólio no ensino superior; 5. o ensino da História por meio de jogos digitais em rede e por meio de projetos coletivos de conhecimento na EaD; 6. a sala virtual de coordenação pedagógica como espaço de cogestão dos tutores e do professor; 7. a docência/trabalho naEaD, no contexto do ensino superior, da alienação e da estrutura social. A obra procura estimular o leitor a refletir sobre trabalhos que apresentam estudos e pesquisas, nos quais se articulam vivências de prática pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem, e que permitem o confronto entre os conhecimentos cotidianos dos indivíduos e os conceitos científicos desenvolvidos nos últimos anos e que trazem reflexões sobre a formação do professor em cursos a distância e que vão preparar os alunos de hoje para o mundo de amanhã.

Márcia Ambrósio e Hércules Tolêdo Corrêa

AMBRÓSIO, Marcia; CORRÊA, Hércules Tolêdo. (Org.). Mediação tecnológica e formação docente. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019.

R$60,90

Em estoque

em até 3x de R$20,30 sem juros

à vista R$54,81 via depósito

Categorias: ,

Descrição

SUMÁRIO

Capítulo 1 – Sistemas de Educação a Distância: materiais didáticos e tecnologias de suporte como elementos constitutivos

Parte I – Linguagens e letramentos

Capítulo 2 – Contribuições do ensino da(s) linguagem(ns) para a formação de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Capítulo 3 – Os letramentos na elaboração do material didático para a EaD
Capítulo 4 – Relação com a escrita de estudantes de graduação no ensino on-line de graduação

Parte II – História

Capítulo 5 – Aprender História com jogos digitais em rede: possibilidades e desafios para os professores
Capítulo 6 – Ensino de História na formação de professores: a construção de projetos coletivos de conhecimento na Educação a Distância

Parte III – Ensino/aprendizagem, avaliação e gestão

Capítulo 7 – A avaliação da aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento
Capítulo 8 – Avaliação e EaD e os diferentes registros no espelho do portfólio/webfólio
Capítulo 9 – Sala Virtual da Coordenação: espaço de cogestão, compromisso e liberdade dos tutores e do professor
Capítulo 10 – A docência na EaD: o trabalho como elemento fundante da estrutura social

 

Informação adicional

Peso 0.335 kg
Dimensões 23 × 16 cm
Autor (es)

Hércules Tolêdo Corrêa, Márcia Ambrósio

Edição

Editora

CRV

Ano de Publicação

2017

Nº de páginas

208

ISBN

9788544415382

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.