Claudia Cristina Muller

Gestão do conhecimento nas organizações

Em um contexto global dinâmico, complexo, incerto e altamente tecnológico, a importância da gestão do conhecimento nas organizações envolve  a transformação do conhecimento tácito e individual das pessoas em conhecimento explícito sistematizado e internalizado por meio de práticas de gestão incorporadas por todos e amplamente disseminadas pelas empresas.

Apesar de se reconhecer a importância de uma organização moderna e bem estruturada, com sistema de informação e comunicação ágeis e que auxiliam a tomada de decisão em tempo real, são as pessoas que fazem a diferença.

Desse modo, no presente livro, as práticas de gestão do conhecimento são detalhadas deixando claro que as interações entre as pessoas e o trabalho colaborativo são essenciais para melhorar o desempenho organizacional e promover a inovação.

MULLER, Claudia Cristina. Gestão do conhecimento nas organizações. 1. ed. Curitiba: IESDE, 2018.

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Descrição

SUMÁRIO

1 Organizações do conhecimento
1.1 Contextualização, conceitos e características
1.2 O processo de gestão do conhecimento
1.3 A gestão do conhecimento e sua ações para melhoria do desempenho organizacional

2 Estratégias e práticas de gestão do conhecimento nas organizações
2.1 Práticas de GC relacionamento à gestão de pessoas
2.2 Práticas de GC relacionamento à estrutura dos processos organizacional

3 Estratégias para criação e compartilhamento do conhecimento (I)
3.1 Benchmarking
3.2 Mentoria, coaching e tutoria
3.3 Starytelling

4 Estratégias para criação e compartilhamento do conhecimento (II)
4.1 Brainstorming e brainwriting
4.2 Redes sociais
4.3 E-learning e comunidades virtuais

5 A transferência do conhecimento
5.1 Os conhecimentos explícito, tático e organizacional
5.2 Aprendizagem organizacional
5.3 Estratégias e práticas para transferência do conhecimento

6 Práticas de gestão do conhecimento nas empresas
6.1 O caso da Xerox
6.2 Oticon: o foco das pessoas
6.3 3M: inovações e criatividade

7 Práticas de gestão do conhecimento no serviço público
7.1 A Escola Nacional de Administração Pública: repositório, implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI)e comunidades de práticas
7.2 A rede Paulista de inovação em Governo
7.3 Práticas de GC no Serviço Federal de Processo de Dados (SERPRO)

8 Gestão do conhecimento: do diálogo e a implantação
8.1 Metodologias para mapeamento da gestão do conhecimento
8.2 Aplicando o diagnóstico de gestão do conhecimento nas organizações
8.3 Como instituir a gestão do conhecimento nas organizações

9 A gestão do conhecimento e a inovação nas organizações
9.1 A inovação como estratégia nas organizações: para que inovar, como inovar, quem pode inovar?
9.2 Laboratórios de inovação nas empresas e no serviço público
9.3 O design thinking como estratégia de inovação

Informação adicional

Peso 0.355 kg
Dimensões 27.5 × 20.5 cm
Autor (es)

Claudia Cristina Muller

Ano de Publicação

2018

Edição

Editora

IESDE

Nº de páginas

149

ISBN

9788538764076

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