Maria Luiza Belloni

Educação a distância

Nas sociedades “radicalmente modernas”, mudanças sociais aceleradas – sobretudo o espantoso avanço das tecnologias da informação e comunicação – vêm porvocando, se não mudanças profundas, pelo menos desequilíbrios estruturais no campo da educação.
Tais mudanças exigem transformações nos sistemas educacionais que se veem confrontados com novas funções e novos desafios. O papel da educação transforma-se, e suas estratégias modificam-se para atender às novas demandas educativas da sociedade do “saber” ou da “informação”.
Este ensaio sobre educação a distância pretende trazer ao leitor brasileiro algumas das principais questões ligadas à crise atual da educação, especialmente aquelas relacionadas à inovação educacional e às novas tecnologias.
Espera-se com ele trazer uma modesta colaboração para o debate sobre o ensino a distância e suas possíveis contribuições, numa perspectiva de aprendizagem aberta e educação ao longo da vida, na qual o uso dos mais avançados instrumentos técnicos torne possível e estimule um processo de aprendizagem autônomo voltado para a emancipação do aprendente do terceiro milênio.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

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Descrição

SUMÁRIO

Prefácio à 5ª edição
Apresentação
Introdução
Capítulo 1: Os paradigmas econômicos: contribuição para a educação a distância
– Fordismo e pós-fordismo
– A educação como indústria
– Impacto na educação a distância
– Aprendizagem aberta
– O futuro pós-fordista
Capítulo 2: educação, ensino ou aprendizagem a distância?
– Definições
– Educação a distância
– Aprendizagem aberta e a distância (AAD)
– A abordagem francesa
– Educação a distância na Europa
Capítulo 3: Aprendizagem autônoma: o estudante do futuro
– Quem é o estudante a distância
– Aprendizagem ao longo da vida
– Sistemas “ensinantes”
– Estudante-usuário e pedagogia da pesquisa
– Educação como mercadoria
Capítulo 4: Mediatização: os desafios das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC)
– Educação e tecnologia
– A tecnologia na educação a distância
– Interatividade e interação
– Novas tecnologias de informação e comunicação
– Mediatização da tecnologia e educacional à comunicação educacional
– Digressão: a cibercultura
– Virtudes pedagógicas das NTICs
– Integração das NTICs à educação
Capítulo 5: Professor coletivo: quem ensina a distância?
– Nova divisão do trabalho
– Novo papel: parceiro do estudante
– Funções do professore EaD
– Novas competências: formação de formadores
Capítulo 6: Aspectos institucionais
– Universidades abertas
– Instituições “mistas”
– Perspectivas
Capítulo 7: A educação no futuro: aprendizagem aberta e estudante autônomo
– Ênfase no estudante
– Tecnologias e mediatização do ensino
– Flexibilização
– Formação de formadores
– Fatores institucionais
Bibliografia
Sobre o autor 

Informação adicional

Peso 0,270 kg
Dimensões 23 × 16 cm
Organizador (es)

Maria Luiza Belloni

Edição

Editora

Autores Associados

Ano de Publicação

2015

Nº de páginas

144

ISBN

9788574963594

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