Descrição
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1
- 1. POR ONDE COMEÇAR?
- 1.1 Quem são os alunos a distância?
- 1.1.1 Qual é o perfil demográfico dos alunos a distância?
- 1.1.2 Qual é o perfil digital dos alunos a distância?
- 1.1.3 Qual é a motivação dos alunos para estudar a distância?
- 1.1.4 Como capturar e manter a atenção dos alunos?
- 1.1.5 Como trabalhar com estilos de aprendizagem?
- 1.1.6 Como integrar todas as características em um único perfil para os alunos
- 1.2 Qual é o contexto institucional?
- 1.2.1 Missão, valores e estratégias
- 1.2.2 Modelos de produção
- 1.2.3 Política de direitos autorais
- 1.2.4 Microdesig instrucional
- 1.3 Como identificar as necessidades de aprendizagem?
- 1.3.1 Situação atual e desejada
- 1.3.2 Organização curricular
CAPÍTULO 2
- 2. COMO PLANEJAR OS CONTEÚDOS PARA EAD?
- 2.1 Como planejar as unidades de estudo?
- 2.3 Como definir os objetivos de aprendizagem?
- 2.4 Como definir os papéis e as atividades
- 2.5 Como definir a duração das atividades?
- 2.6 Como fazer melhor uso das mídias?
- 2.6.1 O que você precisa saber sobre a linguagem oral?
- 2.6.2 O que você precisa saber sobre a linguagem escrita?
- 2.6.3 O que você precisa saber sobre a linguagem visual?
- 2.6.4 O que você precisa saber sobre a linguagem multimídia?
- 2.6.5 Como aplicar os princípios da aprendizagem multimídia?
- 2.6.6 Como balancear a carga cognitiva?
- 2.7 Tecnologias
- 2.8 Avaliação
CAPÍTULO 3
- 3. COMO ELABORAR OS CONTEÚDOS PARA EAD?
- 3.1 Quais são as estratégias para elaboração de conteúdos ead?
- 3.1.1 Como preparar o mapa mental de um curso ou de uma unidade de estudo?
- 3.1.2 Como sequenciar os tópicos de conteúdo?
- 3.1.3 Como usar a técnicamash-up ?
- 3.1.4 Como selecionar fontes confiáveis?
- 3.1.5 Como fazer a curadoria de materiais de terceiros?
- 3.1.6 Como fazer citações de materiais de terceiros
- 3.1.7 Como fazer paráfrases?
- 3.1.8 Como construir o diálogo didático simulado?
- 3.1.9 Como usar a escrita generativas?
- 3.2 Como elaborar textos didáticos?
- 3.2 .1 Como elaborar a introdução e a conclusão do texto didático?
- 3.2.2 Como elaborar o conteúdo interno do texto didático?
- 3.2.3 Como elaborar alertas?
- 3.2.4 Como elaborar chamadas à reflexão?
- 3.2.5 Como elaborar recomendações de materiais complementares?
- 3.2.6 Como elaborar verbetes de glossário?
- 3.3 Como elaborar hipertextos educacionais?
- 3.3.1 Como escrever blocos de texto hipertextuais?
- 3.4 Como elaborar gráficos educacionais?
- 3.4.1 Como utilizar figuras ilustrativas?
- 3.4.2 Como utilizar figuras técnicas
- 3.5 Como preparar slides para apresentações ao vivo ou videoaulas?
- 3.6 Como prepararpodcasts ?
- 3.7 Como preparar videoaulas?
- 3.7.1 Como preparar roteiros para videoaulas?
- 3.7.2 Como preparar-se para as videoaulas?
- 3.7.3 Como apresentar as videoaulas?
- 3.8 Como preparar roteiros de estudo para um curso?
- 3.8.1 Como preparar roteiros de estudo por unidade?
- 3.9 Como elaborar atividades de aprendizagem?
- 3.9.1 Como elaborar atividades objetivas?
- 3.9.2 Como elaborar questões de múltipla escolha?
- 3.9.3 Como elaborar feedback para atividades objetivas?
- 3.9.4 Como elaborar atividades de aprendizagem abertas?
- 3.9.5 Como elaborar estudos de caso?
- 3.9.6 Como elaborar atividades de solução de problemas?
- 3.9.7 Como elaborar atividades de desenvolvimento de projetos?
- 3.9.8 Como elaborar Webquests?
- 3.9.9 Como elaborar roteiros para fóruns de discussão?
- 3.9.10 Como prepararfeedback e modelos de resposta para atividades abertas?
- 3.9.11 Como preparartemplates para a entrega de atividades abertas pelos alunos?
- 3.10 Como elaborar instrumentos de avaliação?
- 3.10.1 Como elaborar rubricas de avaliação?
- 3.10.2 Como gamificar conteúdos?
- 3.11 Como elaborar orientações para equipe?
- 3.11.1 Como elaborar orientações relativas ao ambiente virtual de aprendizagem?
- 3.11.2 Como definir as configurações do ambiente virtual de aprendizagem relativas a conteúdos de atividades?
- 3.11.3 Como elaborar orientações relativas à tutoria?
CAPÍTULO 4
- 4. COMO AVALIAR OS CONTEÚDOS PARA EAD?
- 4.1 Quais os tipos de validação para conteúdos educacionais?
- 4.2 Como validar as videoaulas gravadas?
- 4.3 Como validar os conteúdos publicados no ambiente virtual de aprendizagem?
Avaliações
Não há avaliações ainda.