Fausto Camargo, Thuinie Daros

A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo

Cada vez mais rápida, a revolução tecnológica pode facilmente ultrapassar o desenvolvimento das estratégias educativas. O clássico regime de aulas expositivas agora dá lugar às metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista da aprendizagem e desenvolvem competências de forma criativa e reflexiva para a resolução de problemas. A primeira parte deste livro aborda como é possível renovar a sala de aula. Na segunda parte, são descritas mais de 40 estratégias, destinadas tanto à educação básica quanto ao ensino superior, para colocar as mudanças em prática. Fausto Camargo e Thuinie Daros organizam as estratégias de modo simples e direto, permitindo sua aplicação imediata a partir de diversos métodos e recursos práticos destinados à inovação.

CAMARGO, Fausto.; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$65,00

Fora de estoque

Categorias: ,

Descrição

SUMÁRIO

PARTE I – A sala de aula inovadora
Capítulo 1. Por que inovar na educação?
Capítulo 2. Metodologias ativas: aspectos históricos e desafios atuais
Capítulo 3. Por que usar metodologias ativas de aprendizagem?
PARTE II – Estratégias pedagógicas para o aprendizado ativo
Estratégia 1. Atividade de contrato de aprendizagem
Estratégia 2. Análise de todos os fatores ou ideias
Estratégia 3. Aplicabilidade de um conceito por representação visual com envolvimento de estudo de caso ou unidade de aprendizagem
Estratégia 4. Aplicativos na educação
Estratégia 5. Aprendizagem em espiral
Estratégia 6. Árvore de problemas
Estratégia 7. Brainstorm com post-its
Estratégia 8. Brainwriting
Estratégia 9. Construindo um muro
Estratégia 10. Construção de situações-problema (cenário de aprendizagem)
Estratégia 11. Construção de um estudo de caso
Estratégia 12. Corrida intelectual gamificada
Estratégia 13. Debate dois, quatro e todos
Estratégia 14. Debate inteligente
Estratégia 15. Design thinking de curta duração
Estratégia 16. Diagrama dos cinco porquês
Estratégia 17. Diferentes perspectivas de um texto
Estratégia 18. Disputa argumentativa com flashcards
Estratégia 19. Ensino híbrido
Estratégia 20. Estudo de caso
Estratégia 21. Geek
Estratégia 22. Giro colaborativo
Estratégia 23. Intercâmbio com o autor
Estratégia 24. Jogo de cartas
Estratégia 25. Jogo pedagógico verdadeiro, falso ou discussão
Estratégia 26. Mapeamento de causas
Estratégia 27. Matriz de problemas
Estratégia 28. Mapa mental
Estratégia 29. Mural de fatos e notícias
Estratégia 30. Paleta de cores com uso de artigo científico
Estratégia 31. Passa ou repassa acadêmico
Estratégia 32. Peer instruction com uso de flashcards ou aplicativos tipo clickers
Estratégia 33. Pirâmide de prioridades
Estratégia 34. Planejamento de escrita científica por meio de diagrama
Estratégia 35. Problemas do cotidiano
Estratégia 36. Quadro sinóptico
Estratégia 37. Quebra-cabeça
Estratégia 38. Recordatório
Estratégia 39. Relógio didático
Estratégia 40. Storytelling (narração de histórias)
Estratégia 41. Team-based learning
Estratégia 42. Timeline
Estratégia 43. Zonas de relevância

Informação adicional

Peso 0,278 kg
Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Fausto Camargo, Thuinie Daros

Edição

Ano de Publicação

2018

Editora

Grupo A

Selo

Penso

Nº de páginas

144

ISBN

9788584291199

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.